Seja bem vindo
Petrópolis,05/11/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Próximo presidente dos Estados Unidos será definido nesta terça-feira (5)

Eleitores de todo o território norte-americano irão às urnas para escolher o próximo presidente, que governará o país pelos próximos quatro anos


Próximo presidente dos Estados Unidos será definido nesta terça-feira (5) Foto: Reprodução/ Getty Imagens

As seções eleitorais abriram nesta terça-feira (5) nos Estados Unidos, dando início ao que promete ser uma das eleições mais disputadas da história do país. Eleitores de todo o território norte-americano irão às urnas para escolher o próximo presidente, que governará o país pelos próximos quatro anos.

A eleição presidencial deste ano coloca frente a frente dois nomes de grande destaque na política americana: Kamala Harris, atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, que tenta retornar à Casa Branca pelo Partido Republicano.

Kamala Harris tem a chance de fazer história de diversas maneiras caso vença as eleições. Se for eleita, ela se tornaria a primeira mulher a ocupar a presidência dos Estados Unidos, além de ser a primeira americana de origem asiática a assumir o cargo máximo do país.

Por outro lado, uma vitória de Donald Trump seria histórica também. Se eleito, o ex-presidente se juntaria a Grover Cleveland como o único presidente dos Estados Unidos a cumprir mandatos não consecutivos. Trump, que foi presidente de 2017 a 2021, busca reconquistar a Casa Branca após uma administração marcada por divisões políticas e sociais, além de ter sido alvo de dois processos de impeachment, embora tenha sido absolvido em ambos.

Além disso, uma vitória de Trump também teria um significado adicional, já que ele se tornaria o único presidente americano a ser condenado criminalmente. O ex-presidente enfrenta uma série de acusações legais, que incluem processos envolvendo alegações de fraude fiscal e obstrução de justiça, o que tem sido um dos temas centrais de sua campanha e do debate público nos últimos meses.

As urnas fecharão nos primeiros estados americanos a partir das 21h no horário de Brasília. A eleição também incluirá escolhas de governadores em diversos estados e uma série de referendos sobre questões locais e leis propostas.

Disputa acirrada 

Para vencer a Presidência dos Estados Unidos, os candidatos precisam garantir pelo menos 270 votos no Colégio Eleitoral. No entanto, as pesquisas indicam um cenário de empate entre Kamala Harris e Donald Trump nos estados-chave que devem decidir o resultado da eleição.

A mais recente pesquisa nacional realizada pela CNN, conduzida pelo SSRS, revela que ambos os candidatos têm o apoio de 47% dos eleitores prováveis. Nos Estados Unidos, onde o voto não é obrigatório, convencer os eleitores a irem às urnas tem sido um dos maiores desafios para as campanhas, já que a taxa de comparecimento pode ser decisiva para o resultado.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.