Medalhista paralímpico em Paris é aprovado no exame de direção do programa Cidadania Sobre Rodas
Programa é destinado a pessoas com deficiência e oferece aulas práticas e teóricas de forma gratuita
O Detran.RJ realizou, na manhã desta terça-feira (5/11), exames práticos de direção para 14 pessoas com deficiência inscritas no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para quem precisa de carro adaptado. Entre os aprovados está o nadador Danilo Mendes, de 22 anos, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que agradeceu o acolhimento de toda a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ.
“É muito gratificante ter conseguido a minha sonhada CNH. Por conta das competições, tive que realizar o processo mais lentamente. Mas deu tudo certo, consegui passar na prova prática antes de o processo de habilitação completar um ano, prazo para concluir todas as etapas. Obrigado a todos do Detran pelo carinho e receptividade, vocês fazem parte desta conquista”, disse Danilo, atleta da equipe de natação do Vasco, que planeja comprar um veículo adaptado.
“Agora vou pegar o prêmio da medalha conquistada e investir num carro. Nenhuma limitação é capaz de impedir nossos sonhos, lembrem-se sempre disso”, ressaltou o jovem medalhista.
As provas práticas foram realizadas no Posto Detran-Acessível, na Avenida Francisco Bicalho, a única unidade no Brasil totalmente adaptada às especificidades do público PCD. Para realizar o exame prático, os alunos tiveram que fazer 45 horas de aulas teóricas em autoescolas próximas de suas residências ou no posto Detran-Acessível, passar na prova teórica e, por fim, fazer 20 horas de aulas práticas, ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.RJ, no posto Detran-Acessível.
Dos 14 alunos que fizeram a prova nesta terça (5/11), 13 foram aprovados e apenas um terá de tentar novamente. Todos elogiaram o empenho dos instrutores, a qualidade das aulas e a oportunidade de fazer o curso de forma gratuita. Foi o caso da enfermeira Edna Frazão, que, depois de três tentativas, conseguiu passar no exame de direção.
“Estou me sentindo realizada! Fiz todo o processo aqui no posto Detran-Acessível, inclusive as aulas teóricas. Seria muito complicado se tivesse que pagar uma autoescola. Não vejo a hora de dirigir até a minha igreja. A CNH era um sonho meu e do meu marido” disse Edna.
Em breve, Edna, Danilo e todos os demais aprovados vão receber sua carteira provisória, chamada de Permissão Para Dirigir (PPD), que terá validade de um ano. Se não cometerem infrações nesse período, receberão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.
As inscrições do programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas nas quatro edições anuais do Dia D, uma data na qual as pessoas com deficiência têm prioridade em todas as unidades do Detran.RJ. O próximo Dia D será realizado em 9 de dezembro.
Foto: Alexandre Simonini/Detran.RJ
COMENTÁRIOS