Polícias Civil e Militar prendem funcionário de companhia aérea que tentou extorquir casal prometendo devolução de carro roubado
O crime ocorreu por volta de 5h, na Linha Vermelha
Policiais civis da 19ª DP (Tijuca), da 21ª DP (Bonsucesso) e da 37ª DP (Ilha do Governador), em ação conjunta com policiais militares do 22º BPM, prenderam um homem em flagrante, nesta quarta-feira (30), por extorsão. Ele, que é funcionário de uma companhia aérea, abordou, no aeroporto, a esposa de uma vítima de roubo de veículo, prometendo a devolução do carro mediante um pagamento no valor de R$ 30 mil.O crime ocorreu por volta de 5h, na Linha Vermelha, pouco depois de a vítima deixar a esposa no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O homem foi liberado pelos criminosos na Linha Amarela, na altura do Complexo da Maré.
Comunicados do crime, os policiais realizaram diversas diligências para identificar os autores e localizar o automóvel.
Ao saber, pelo marido, do roubo, a mulher teria falado em voz alta no aeroporto sobre o crime. O funcionário da companhia aérea, então, se aproximou dela, dizendo que poderia viabilizar a devolução do veículo e dos demais objetos subtraídos, inclusive apresentando fotos dos bens. Ela, então, informou ao marido sobre a "proposta".
Em contato com os policiais, o homem relatou o que estava acontecendo com a esposa. Os agentes capturaram o criminoso em um posto de gasolina, local marcado para a realização do pagamento solicitado. Ele foi conduzido para a delegacia, onde foi autuado em flagrante pela prática do crime de extorsão.
A ação faz parte da 2ª fase da "Operação Torniquete", que visa reprimir roubos, furtos e receptação de cargas e de veículos. Mais de 120 criminosos já foram capturados desde setembro deste ano.
Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.
COMENTÁRIOS