Codin Reúne orienta setor industrial da Região dos Lagos
Segunda edição da iniciativa do governo do estado foi realizada em Cabo Frio
A Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro promoveu, em Cabo Frio, o segundo encontro do projeto Codin Reúne, iniciativa que percorrerá o Rio de Janeiro promovendo reuniões com o setor industrial das diversas regiões do estado. O evento, que visa identificar demandas e oportunidades para empresas industriais implantadas em território fluminense, bem como atrair novos negócios para os municípios, reuniu empresários e representantes de associações do setor na Região dos Lagos.
– A indústria fluminense encerrou o segundo trimestre de 2024 em crescimento, registrando um avanço de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Superamos a média da economia brasileira, que registrou um avanço de 2,9%, no primeiro semestre. Precisamos manter essa proximidade com o setor produtivo para estimular ainda mais o empreendedor e dar continuidade a esse momento auspicioso do Estado do Rio – declarou o governador Cláudio Castro.
Com alto potencial turístico e de serviços, a Região dos Lagos possui vocações industriais importantes e abriga grandes companhias, como a Sal Cisne, Lagos Bioenergia, Bywer, em um universo de 1.435 empresas – a maior parte delas nas áreas de serviços, comércio e indústria. A economia da região é diversificada, com destaque para o turismo, a indústria salineira e a construção civil. Segundo a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, o Codin Reúne é uma grande oportunidade para impulsionar as empresas industriais fluminenses.
– Um dos principais objetivos desses encontros é potencializar os investimentos nas indústrias de todo o estado. Com o Codin Reúne pretendemos movimentar o mercado, promover uma maior aproximação, e conectar a cadeia produtiva a potenciais clientes e fornecedores – destacou Curdi.
Nos encontros, os participantes têm a oportunidade de conhecer melhor os serviços prestados pela Codin e ter acesso a maiores informações sobre outros projetos executados pela companhia, como o que vem sendo realizado para a atração de novas empresas para os Distritos Industriais Fluminenses.
– Queremos mostrar aos empresários industriais que o poder público está ao lado deles. O Codin Reúne é um espaço de escuta fundamental para o desenvolvimento do estado. Com essa troca podemos focar nas ações primordiais em cada região fluminense, apoiando e incentivando o aproveitamento das potencialidades locais – concluiu o presidente da Codin, Fábio Picanço.
Além do empresariado industrial da região, participaram do Codin Reúne os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico de São Pedro da Aldeia, Cláudio Viviani, e de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Cabo Frio, Matheus Aragutti Mônica, e o prefeito eleito de Cabo Frio, Dr. Serginho.
COMENTÁRIOS