Seja bem vindo
Petrópolis,24/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

COP-16: Estado do Rio de Janeiro lança projeto piloto de cidades inclusivas e resilientes por meio de Soluções Baseadas na Natureza para a Baía de Guanabara

Com investimento de R$ 3,1 milhões, iniciativa promovida pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento será coordenada pela Secretaria de Estado do Ambiente e irá beneficiar 17 municípios


COP-16: Estado do Rio de Janeiro lança projeto piloto de cidades inclusivas e resilientes por meio de Soluções Baseadas na Natureza para a Baía de Guanabara Foto: Divulgação

O Estado do Rio de Janeiro deu mais um passo para a proteção da Baía de Guanabara, um dos principais cartões-postais fluminense, nesta quinta-feira (24), durante a COP-16, realizada em Cali, na Colômbia. A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lançou o programa “Promovendo a governança aprimorada das mudanças climáticas por meio da implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SbN) na América Latina e no Caribe”, que irá beneficiar a Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, além de contemplar outros territórios na Colômbia, Guatemala e México. 

A iniciativa, promovida pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), conta com recursos de doação internacional do Global Affairs Canada (GAC), e visa aumentar a capacidade dos países da América Latina para integrar soluções baseadas na natureza (SbN) em prol de cidades mais inclusivas e resilientes.  

Em território fluminense, será desenvolvido um projeto piloto ao longo dos próximos dois anos que beneficiará 17 municípios da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, com investimentos de R$ 3,1 milhões, sob coordenação da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

– O impacto de eventos recentes nos lembra da urgência em agir de forma preventiva. Este projeto marca o início de um novo ciclo de desenvolvimento para o Rio de Janeiro, no qual a natureza será nossa maior aliada na construção de cidades mais sustentáveis e seguras para todos – afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Entre as ações previstas no projeto fluminense estão: apoiar a incorporação de Soluções baseadas na Natureza nas políticas públicas e nos investimentos do Estado; capacitar técnicos do setor público e terceiro setor para a implementação de infraestruturas de SbN; capacitar lideranças comunitárias para disseminação de SbN na Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, entre outros.


Foto: Divulgação

Cabe destacar que as ações deste projeto terão uma abordagem sensível ao gênero, reconhecendo que os impactos das mudanças climáticas podem exacerbar as desigualdades de gênero existentes e que as mulheres são importantes tomadoras de decisão no uso de recursos naturais.

O BID fornece apoio financeiro e técnico a governos nacionais, subnacionais e outras entidades da América Latina com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Os projetos pilotos que serão desenvolvidos em cada país abordarão a inclusão de SbN em diferentes setores, abrangendo questões de transporte, gestão integrada de paisagens, água e saneamento, planejamento urbano e gestão de bacias hidrográficas.

No Brasil, a iniciativa: "Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Baía de Guanabara no Estado do Rio de Janeiro" visa promover cidades inclusivas e resilientes por meio da conservação ambiental da Baía de Guanabara, integrando perspectivas de gênero e conduzindo análises de políticas personalizadas para a implementação de projetos SbN.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.