Seja bem vindo
Petrópolis,16/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Agentes da Operação Desmonte encontram motores roubados e interditam ferros-velhos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio

Estabelecimentos comercializavam peças e sucatas em terrenos invadidos embaixo de antenas de transmissão de energia


Agentes da Operação Desmonte encontram motores roubados e interditam ferros-velhos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio Foto: Divulgação
Publicidade

Três ferros-velhos que funcionavam em terrenos invadidos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, foram interditados, na manhã desta quarta-feira (16/10), por agentes da força-tarefa do Governo do Estado responsável pela Operação Desmonte, que tem o objetivo de impedir a comercialização de peças de automóveis de origem ilícita. Em dois estabelecimentos foram encontrados dois motores de veículos com registro de roubo ou furto, e os proprietários foram conduzidos à Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).

Os três ferros-velhos, localizados na Estrada de Urucânia, também foram autuados por crime ambiental, já que nos terrenos havia descarte de óleo de motor diretamente no solo, e peças de automóveis eram queimadas no chão de terra batida. Os três estabelecimentos funcionavam irregularmente, por não terem credenciamento junto ao Detran.RJ.

O desmonte dos veículos era realizado embaixo de antenas de transmissão de energia elétrica, o que dificultava a movimentação de funcionários da concessionária de energia. Peças e carcaças de automóveis eram acondicionadas sem organização e cadastramento. Todo o material foi apreendido e encaminhado para empresas de reciclagem credenciadas pelo Detran.RJ.

Desde o início Operação Desmonte, mais de 1 mil toneladas de sucatas foram apreendidas durante as ações. Até o momento, 73 ferros-velhos foram interditados, em 35 operações de fiscalização. A força-tarefa do Governo do Estado tem coordenação do Detran.RJ e participação das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado de Fazenda,

O Detran.RJ orienta os donos de ferros-velhos a buscar credenciamento junto ao órgão e cadastrar todas as peças a serem comercializadas. Desde o início de setembro, é obrigatório aos ferros-velhos credenciados a utilização de etiquetas padronizadas, que identificam a procedência do material vendido. Todas as peças cadastradas à venda nos estabelecimentos credenciados podem ser encontradas na aba Desmonte, no site do Detran.RJ.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.