Seja bem vindo
Petrópolis,16/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Alerta de Fake News sobre suposto envenenamento de sorvete em Petrópolis

A informação já foi desmentida por algumas fontes oficiais.


Alerta de Fake News sobre suposto envenenamento de sorvete em Petrópolis
Publicidade

Moradores de Petrópolis e região devem estar atentos para a circulação de uma notícia falsa que tem se espalhado em grupos de WhatsApp. A fake news afirma que uma criança teria morrido após consumir um sorvete envenenado, mas essa informação já foi desmentida por algumas fontes oficiais. 

“Oi, Kelly, bom dia! Vou te mandar um negócio aí. Tu repassa pro grupo, o filho da minha prima acabou de morrer. Aí tu repassa aí pro grupo, por favor, que você está aí”, diz uma mulher no áudio compartilhado em grupos de WhatsApp.

Veículos de comunicação de São Gonçalo e de Niterói disseram que a origem do boato foi identificada em grupos de Niterói. Áudios e mensagens que circulam nas redes sociais reforçam a narrativa mentirosa, causando preocupação desnecessária entre os moradores. De acordo com o “São Gonçalo RJ” (saogoncalorj.com.br) e o “O Informativo” (oinformativo.com), em matérias divulgadas nesta terça-feira (16), as autoridades de saúde e segurança da cidade de Niterói negaram qualquer incidente desse tipo.

Em Petrópolis, a Polícia Civil esclareceu que a informação é falsa. Segundo o órgão, pessoas mal-intencionadas estão se utilizando da notícia de duas crianças mortas na semana passada por envenenamento na capital do estado. Segundo familiares, os meninos eram colegas de escola e o doce foi oferecido por uma mulher que passava pelo local, no bairro Cavalcanti.

A versão fake, divulgada nos grupos, diz que uma mulher está distribuindo sorvete ou açaí para crianças na rua. A Polícia Civil, em resposta ao GIRO Serra, também consultou outros órgãos com a CBMERJ, o SAMU, a PM e hospitais da região, e nada encontraram sobre casos suspeitos.

É importante que a população verifique sempre a veracidade das informações antes de compartilhar qualquer conteúdo. Caso receba mensagens alarmantes, desconfie e busque confirmação em fontes confiáveis, como portais de notícias ou perfis oficiais em redes sociais.

A disseminação de fake news pode causar pânico e prejudicar investigações reais. Portanto, se você encontrar mensagens suspeitas, evite o compartilhamento e avise às pessoas próximas sobre a falsidade da informação.

A Prefeitura de Petrópolis, emitiu uma nota através de sua página nas redes sociais sobre a Fake News. "A Prefeitura informa que não há registro de atendimento de crianças com sintomas de envenenamento ou intoxicação por picolé na rede pública de saúde do município. Não compartilhe informações falsas".





Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.