Seja bem vindo
Petrópolis,12/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil enfrentará maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias

Segundo meteorologistas, temporais intensos estão previstos principalmente para as regiões Sul e Sudeste


Brasil enfrentará maior volume de chuva dos últimos seis meses nos próximos dias Foto: Portal GIRO
Publicidade

Após um longo período de calor e tempo seco, o Brasil se prepara para enfrentar o maior volume de chuvas dos últimos seis meses nos próximos dias. Segundo meteorologistas, temporais intensos estão previstos principalmente para as regiões Sul e Sudeste, com pancadas fortes também atingindo algumas áreas do Centro-Oeste.

De acordo com a Climatempo, a mudança no clima será causada por uma combinação de sistemas meteorológicos, incluindo a atuação de um cavado e a passagem de duas frentes frias, sendo que a primeira já se formou na quarta-feira (9), e a segunda deve começar a se formar nesta sexta-feira (11). Cavados são áreas alongadas de baixa pressão que ajudam na formação de nuvens de tempestade, aumentando a instabilidade do tempo.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que na sexta-feira (11), grandes áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sudoeste de Minas Gerais e sul do Mato Grosso poderão registrar volumes de chuva de até 100 milímetros por dia, acompanhados por ventos que podem alcançar 100 km/h.

Instabilidade e quedas de temperatura

Com a chegada da frente fria ao Sudeste nesta sexta-feira, a expectativa é de que o tempo se mantenha instável até o fim de semana. No sábado, chuvas isoladas e fortes estão previstas para Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e o Distrito Federal. Já no domingo, as pancadas de chuva nessas regiões devem ser mais amenas, sem previsão de grandes tempestades.

Além da chuva, as temperaturas devem cair, principalmente no Sul e Sudeste. Em São Paulo, a máxima prevista para o fim de semana é de 26°C, enquanto em Curitiba, os termômetros não devem ultrapassar 20°C. Em Porto Alegre, a máxima esperada é de 24°C.

Retorno das chuvas regulares

O aumento das chuvas também sinaliza a volta das precipitações regulares, característica da primavera. Em outubro, a faixa entre Paraná e São Paulo, passando pelo sul de Goiás e até partes do Amazonas e Acre, deve registrar chuvas constantes. Em novembro, a chuva retornará com força ao restante do Sudeste e Centro-Oeste, além do norte do Amazonas, Roraima e sul do Pará. Em dezembro, é esperado que as chuvas alcancem o sul da Bahia, Tocantins e o Pará.

A previsão é de que o clima mais úmido traga alívio às regiões afetadas pela seca, mas também exige atenção para eventuais transtornos provocados por tempestades.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.