Seja bem vindo
Petrópolis,10/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

O que é a esporotricose, doença fúngica que afeta seres humanos e animais? Saiba onde tratar em Petrópolis

A condição é causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii, que habita a natureza e está presente no solo, palha, vegetais, espinhos e madeira. Saiba mais sobre a micose e como acessar tratamento gratuito na Cidade Imperial


O que é a esporotricose, doença fúngica que afeta seres humanos e animais? Saiba onde tratar em Petrópolis A esporotricose pode afetar tanto humanos quanto animais, principalmente os gatos, que representam mais de 50% dos casos | Foto: senivpetro no Freepik
Publicidade

Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo nos casos de uma doença que pode afetar tanto humanos quanto, especialmente, animais: a esporotricose. Mas, afinal, o que é a esporotricose e como pode ser tratada? Existe tratamento disponível em Petrópolis? Vamos esclarecer tudo nesta matéria!

Para contextualizar, a esporotricose é uma infecção fúngica provocada por fungos do gênero Sporothrix, que podem ter origem ambiental (sapronótica) ou animal (zoonótica, como o Sporothrix brasiliensis). Essa infecção se manifesta principalmente por meio de lesões cutâneas em humanos e animais. Apesar disso, é importante ressaltar que, até o momento, não há evidências de transmissão entre seres humanos.

A infecção em humanos ocorre quando o fungo entra no organismo através de feridas na pele. O contágio se dá principalmente pelo contato com a pele ou mucosas, geralmente resultante de traumas com espinhos, palha ou lascas de madeira; ao manusear vegetais em decomposição; ou por arranhaduras e mordidas de animais doentes, segundo o Ministério da Saúde. Os sintomas iniciais costumam ser semelhantes a uma picada de inseto, podendo evoluir para uma cura espontânea. Em casos mais graves, como quando o fungo afeta os pulmões, os sintomas podem incluir tosse, falta de ar, dor ao respirar e febre, apresentando semelhanças com a tuberculose.

O fungo também pode afetar ossos e articulações, causando inchaço e dor nos movimentos, semelhante a uma artrite infecciosa. As manifestações da doença variam conforme fatores como o estado imunológico do indivíduo e a profundidade da lesão. O período de incubação é variável, podendo durar de uma semana a até seis meses após a inoculação do fungo.

Nos animais, como gatos, cães, cavalos, bois, porcos, aves e ratos, os sintomas mais comuns são feridas na pele que não cicatrizam, aumento do focinho e dificuldades respiratórias, além de espirros com secreção. Os felinos podem desenvolver formas mais graves da esporotricose, podendo transmitir a doença aos seres humanos.

Onde tratar a esporotricose em Petrópolis?

A Prefeitura de Petrópolis inaugurou, em junho de 2023, o Serviço de Monitoramento de Esporotricose, localizado na Rua Dr. Sá Earp, 433, no Centro da Cidade Imperial. Os atendimentos são realizados mediante agendamento; para isso, basta entrar em contato pelo telefone (24) 2231-0841.

Essa iniciativa, voltada principalmente para o cuidado de animais, especialmente gatos, tem se mostrado eficaz no diagnóstico e tratamento da doença fúngica, contabilizando mais de mil atendimentos desde a sua inauguração. Duas médicas veterinárias realizam a avaliação inicial, que inclui exame clínico e coleta de material para análise. Se o diagnóstico de esporotricose for confirmado, o animal recebe atendimento mensal até a cura, com a medicação necessária fornecida gratuitamente.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.