Seja bem vindo
Petrópolis,03/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre aos 93 anos Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio e senador

Político estava internado com pneumonia


Morre aos 93 anos Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio e senador Foto: Reprodução
Publicidade

Morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 93 anos, o primeiro prefeito eleito democraticamente no Rio de Janeiro Saturnino Braga. De acordo com informações passadas primeiramente pelo jornal “O Globo”, o político que governou a Capital Fluminense entre os anos de 1986 e 1989 estava internado desde o início da semana, no CTI Hospital Pró-Cardíaco, com um quadro de pneumonia.

Saturnino Braga tomando posse como prefeito do Rio de Janeiro em 1986. Foto: José Doval

Além de ter atuado como prefeito, Saturnino exerceu os cargos de Deputado Federal, Vereador do Rio de Janeiro e Senador da República. Além da carreira política, se formou em Engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Saturnino Braga como Senador em 2007. Foto: Agência Senado 

Um dos acontecimentos mais marcantes do Rio de Janeiro enquanto Saturnino chefiava o município, foi o decreto de falência, devido ao Banco Central ter proibido à época que a administração da cidade conseguisse novos empréstimos.

Cid Moreira e Saturnino morreram no mesmo dia

Além da morte de Saturnino, o ícone do jornalismo brasileiro Cid Moreira, morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos. O jornalista estava internado no Hospital Santa Teresa (HST), em Petrópolis, Região Serrana do estado do Rio de Janeiro. 


Cid Moreira apresentando o Jornal Nacional. Foto: Reprodução/TV Globo

Em nota, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) lamentou as duas mortes: “O Brasil se despede de Cid Moreira, um dos maiores ícones do jornalismo. Dono da voz mais marcante da TV brasileira, ele era sinônimo de credibilidade e familiaridade. Com mais de 70 anos de carreira, passou por diversos veículos de comunicação e deixou sua marca na história. No Jornal Nacional, onde atuou por 26 anos, seu tradicional "Boa noite!" era aguardado pelos telespectadores, fazendo parte do dia a dia de toda uma geração. Homem de fé, Cid Moreira também emprestou sua voz para amplificar a palavra de Deus, por meio de gravações de passagens bíblicas que tocaram milhões de pessoas. Sua trajetória de sucesso e seu dom de contar histórias ficarão eternizadas na memória de todos os brasileiros”, iniciou, falando sobre Cid. 

 “Manifesto meus profundos sentimentos à família, aos amigos, aos fãs e a todos os colegas da emissora de televisão Rede Globo. O Governo do Estado decreta luto de três dias por essa perda insubstituível. Para que haja uma grandiosa despedida, estamos disponibilizando o Theatro Municipal do Rio de Janeiro para que os familiares, amigos e fãs possam dar seu adeus a Cid Moreira”, concluiu. 

Castro também divulgou uma nota de pesar falando sobre Saturnino Braga: “A política brasileira perde hoje Saturnino Braga, ex-prefeito do Rio, um expressivo e atuante representante do povo. Durante sua brilhante trajetória, foi o primeiro prefeito eleito de forma direta, após a redemocratização, em 1985.  Exerceu com coragem e afinco seus mandatos, sempre defendendo os interesses da população brasileira. À família, aos amigos e admiradores, manifesto meus sentimentos e solidariedade por essa perda. O Governo do Estado decreta luto de três dias por essa perda insubstituível”, declarou. 


 




Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.