Seja bem vindo
Petrópolis,03/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Cid Moreira deu ‘boa noite’ cerca de 8 mil vezes no Jornal Nacional

O jornalista, locutor e apresentador brasileiro morreu na manhã desta quinta, no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, vítima de complicações em decorrência de uma pneumonia. Ele esteve a frente do programa por 26 anos


Cid Moreira deu ‘boa noite’ cerca de 8 mil vezes no Jornal Nacional Cid Moreira no Jornal Nacional | Foto: Acervo TV Globo
Publicidade

Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, Cid Moreira, morreu na manhã desta quinta-feira (3), aos 97 anos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. O jornalista, locutor e apresentador foi responsável por comandar a primeira bancada do Jornal Nacional – primeiro telejornal exibido em rede nacional no Brasil – e esteve à frente do programa por 26 anos. Cid teve como marca registrada sua voz grave e repetiu o icônico “boa noite” do telejornal cerca de 8 mil vezes, segundo o site Memória Globo. Lá, permaneceu até março de 1990, quando se despediu do noticiário.

“Eu chegava no horário de fazer o jornal, não participava da redação. Eu só ia para apresentar o jornal. Naquele dia, cheguei e vi aquele nervosismo, todo mundo preocupado. E, para mim, era normal. Mas no dia seguinte, vi na capa do jornal O Globo: ‘Jornal Nacional…’ Aí comecei a perceber a dimensão. Eu ainda tinha na minha cabeça a ideia de rádio, que estava em todos os lares, em todas as casas, pela facilidade. A televisão não tinha essa facilidade”, lembrou ele em entrevista ao Memória Globo.

Cid Moreira havia completado 97 anos na última sexta-feira (27), e nasceu em Taubaté, município do interior de São Paulo. Apesar de ser formado em contabilidade, foi descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Posteriormente, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para a Capital Paulista, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

Ele também foi o primeiro apresentador do “Fantástico” e comandou o programa em duas passagens. A primeira foi na estreia, em 5 de agosto de 1973 até maio de 1984. A segunda passagem foi entre maio de 1989 e junho de 1990. Cid Moreira ainda apresentou eventualmente o programa nos anos de 1991 e 1992 na ausência de Celso Freitas. O apresentador ainda dividiu a bancada com Sérgio Chapelin por mais de 10 anos e apresentou o programa sozinho enquanto Sérgio estava ausente da Globo, por um ano.

Outro fator relevante é que Moreira também foi responsável por uma gravação em áudio da Bíblia na íntegra e em linguagem atual. Os CDs bíblicos com sua locução alcançaram um imenso sucesso de vendas, chegando a 30 milhões de cópias.

Ainda não há informações sobre o velório e horário de sepultamento de Cid Moreira, que estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.