Seja bem vindo
Petrópolis,03/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Morre Cid Moreira, aos 97 anos

O artista estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, e tratava uma pneumonia


Morre Cid Moreira, aos 97 anos Foto: Reprodução / TV Globo
Publicidade

Morreu nesta quinta-feira (3), o jornalista, locutor e apresentador brasileiro Cid Moreira, aos 97 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, e vinha tratando de uma pneumonia nas últimas semanas.

Cid Moreira iniciou sua carreira em 1944, quando atuava como radialista. Ele foi descoberto por um amigo que o incentivou a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Posteriormente, entre 1944 e 1949, ele narrou comerciais até se mudar para São Paulo, onde trabalhou na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade.

O artista se mudou para o Rio de Janeiro em 1951, onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Lá teve suas primeiras experiências na televisão, apresentando comerciais ao vivo em programas como “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na TV Rio. 


Foto: Acervo Grupo Globo

De acordo com o Wiki Fantástico, Cid atuou como ator no filme “Angu de caroço” em 1955, voltando ao cargo de narrador em 1958, no filme “Traficantes do crime”. Além disso, apresentou, de 1969 a 1996, o “Jornal Nacional”, na Rede Globo, sendo um recordista como locutor que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. Segundo o Memória Globo, Cid Moreira apresentou a atração cerca de 8 mil vezes.

Ele foi o primeiro apresentador do "Fantástico" e apresentou o programa em duas passagens. A primeira foi desde a estreia em 5 de agosto de 1973 até maio de 1984 e a segunda passagem foi entre maio de 1989 e junho de 1990. Cid Moreira ainda apresentou eventualmente o "Fantástico" nos anos de 1991 e 1992 na ausência de Celso Freitas. O apresentador dividiu a bancada com Sérgio Chapelin por mais de 10 anos e apresentou o programa sozinho enquanto Sérgio estava ausente da Globo, por um ano.

Outro fator relevante é que Moreira também foi responsável por uma gravação em áudio da Bíblia na íntegra e em linguagem atual. Os CDs bíblicos com sua locução alcançaram um imenso sucesso de vendas, chegando a 30 milhões de cópias.

Cid é natural de Taubaté, São Paulo, e havia completado 97 anos na última sexta-feira (27). Ele deixa a esposa Fátima Sampaio, e dois filhos, Roger Moreira e Rodrigo Moreira.


Foto: Acervo Grupo Globo

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.