Seja bem vindo
Petrópolis,03/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do Estado promove exposição “Por Trás das Lentes” em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso

Acolhidos do Abrigo Cristo Redentor foram as estrelas da sessão de fotos


Governo do Estado promove exposição “Por Trás das Lentes” em comemoração ao Dia Nacional e Internacional do Idoso Foto: Divulgação/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Publicidade

Nesta terça-feira (01), foi comemorado o Dia Nacional e Internacional do Idoso. Para celebrar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do Governo do Estado, realizou a exposição fotográfica “Por Trás das Lentes”, na Casa G20 Brasil, sediada na Casa de Cultura Laura Alvim.

A exposição “Por Trás das Lentes” nasceu do desejo de transformar o dia a dia das pessoas envelhecidas, que poucos veem, em arte. Embalados pelas mãos de D. Terezinha, a musa inspiradora de dedos lotados de anéis e sorriso no rosto, surgiu a proposta de fazer um ensaio fotográfico com 40 pessoas que vivem no Abrigo Cristo Redentor. Em sua maioria, idosos em situação de vulnerabilidade social, abandonados ou sem famílias. A exposição é ainda uma homenagem a Nelson Perez (in memorian), fotógrafo responsável pelos registros.

Além da exposição, a SEDSODH promoveu a roda de conversa "Gerações que Conectam: Diálogo Intergeracional para um Futuro Sustentável" com palestras de Aydee Valério e Rogério Nascimento, para os idosos do Abrigo Cristo Redentor e adolescentes institucionalizados convidados pela Subsecretaria da Criança e do Adolescente.

O debate foi mediado por Lívia Monique de Souza, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do município de Itaboraí, e Letícia Guimarães, superintendente de Proteção Social Especial da SEDSODH.

- Na roda de conversa os jovens puderam aprender um pouco mais sobre a relação entre o novo e o “velho”, entre quem já tem muita experiência e quem ainda está começando agora a vida, cheio de possibilidades. É isso que desejamos que eles levem adiante, para os amigos, para as famílias, para que a gente consiga construir um mundo melhor - disse Letícia.

A jovem Ana Clara, estudante de 16 anos que prestigiou a exposição, passou a ver a rotina das pessoas envelhecidas com outros olhos após o evento.

- A exposição foi muito boa. Quando eu envelhecer quero ser como eles, fazer sessão de fotos, participar de palestras… eu achava que a vida dos idosos era chata, mas agora tenho outro ponto de vista - contou Ana Clara.

Abrigo Cristo Redentor

É um lar para idosos gerido pelo estado, na zona Norte da capital carioca, que os atende de forma permanente e também em meio período, por meio do Centro Dia, onde os beneficiados se dividem entre a convivência no abrigo e também em casa, com seus familiares.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.