Seja bem vindo
Petrópolis,03/10/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Evaristo Costa relata que perdeu 22 kg em três semanas por causa de doença rara: ‘Me sinto definhando’

O ex-apresentador do Jornal Hoje também disse que seu emagrecimento se deu em decorrência da doença, e não por iniciativa própria ligada ao físico ou aparência. Ele foi diagnosticado com a condição em 2021


Evaristo Costa relata que perdeu 22 kg em três semanas por causa de doença rara: ‘Me sinto definhando’ Evaristo Costa foi diagnosticado com a Doença de Crohn em 2021 | Foto: Reprodução
Publicidade

O jornalista Evaristo Costa, de 48 anos, diagnosticado com a Doença de Crohn, vem compartilhando através das redes sociais e entrevistas, seu dia a dia com a condição. O ex-apresentador do Jornal Hoje relatou que uma das consequências do problema foi a rápida perda de peso: cerca de 22 quilos em apenas três semanas. Ele foi diagnosticado com a doença em 2021.

“Eu cheguei a 99 quilos, mas estava com 99 porque estava tomando corticoide, que incha demais. Os médicos chegaram à conclusão de que os corticoides não fazem efeito em mim [...] aí cortaram o remédio. Eu perdi 22 quilos em três semanas”, disse Evaristo, em entrevista ao PodCringe. 

Evaristo também disse que seu emagrecimento se deu em decorrência da doença, e não por iniciativa própria ligada ao físico ou aparência. “Eu me sinto definhando. É como eu me defino para o médico. Todos os dias eu me sinto definhando”. Além disso, disse que perde meio quilo por dia, independente de sua alimentação. 

“Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela sai de dentro de mim, então não me dá os nutrientes que eu preciso. A última vez que eu fui internado foi por causa de uma infecção nas amígdalas que se transformou em uma sepse, porque eu estava com a imunidade no pé”, contou.

O que é a Doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma doença inflamatória do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A Doença de Crohn é crônica e provavelmente provocada por desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo.

Sintomas

Os sintomas da doença de Crohn são parecidos com o de condições que afetam o trato gastrointestinal. Por isso, é necessário procurar um médico que realizará os exames necessários para formar o diagnóstico. Os principais sintomas são:

  • Diarreia crônica;
  • Dor abdominal;
  • Perda de peso;
  • Febre;
  • Sangramento retal;
  • Fístulas (pequenos canais que conectam indevidamente partes do intestino).

Além disso, em alguns casos, a doença de Crohn pode apresentar sintomas que não estão ligados ao trato gastrointestinal, como:

  • Artrite;
  • Aftas;
  • Olhos inflamados, vermelhos, feridos e sensíveis à luz;
  • Desenvolvolvimento de erupções cutâneas ou doenças fúngicas dolorosas e avermelhadas nas pernas.

A doença de Crohn não tem cura definitiva. O tratamento tem como objetivo conter a inflamação, devido ao risco de desenvolvimento de condições gastrointestinais mais graves.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.