Corais dos Canarinhos de Petrópolis celebram os 800 anos das Chagas de São Francisco
Concerto especial acontece na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no dia 5 de outubro, às 19h
Neste mês de setembro, é celebrado mais um jubileu franciscano: oito séculos da impressão dos Estigmas de São Francisco de Assis. A festa celebra o momento em que São Francisco recebeu as chagas do Cristo Crucificado em seu próprio corpo. E para coroar esta data tão importante, o Coral dos Canarinhos e o Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis realizarão um concerto diferente e imperdível no dia 5 de outubro.
A comemoração acontece na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis, às 19h. Será um concerto com 61 vozes, que promete emocionar os presentes com um repertório cuidadosamente selecionado, que resgata a espiritualidade e a beleza da obra franciscana. Com entrada gratuita, os corais, conhecidos por sua tradição e qualidade musical, levarão ao público parte dessa importante história da vida do Santo de Assis e do mundo inteiro.
“Participar deste jubileu franciscano é uma honra imensa para nossas meninas e meninos cantores. Com as vozes unidas, estamos não apenas celebrando a história de um grande santo, mas também expressando a essência da fraternidade e da compaixão que ele tanto pregou. A música tem o poder de tocar o coração e, neste momento especial, queremos que cada nota ressoe com a beleza e a espiritualidade de sua mensagem”, afirmou Rose de Mello, gestora do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis.
A apresentação será um concerto com encenação, no qual, os cantores se movimentam, dando vida à música. Baseados nos textos da literatura franciscana será uma obra musicalizada que conta a história desse momento ímpar da vida de São Francisco, simbolizando o coroamento de sua dedicação e amor ao Senhor Crucificado. Assim como o Concerto Especial do Presépio de Greccio, os coralistas não apenas cantam, mas também contam a história através da atuação, buscando recriar na Igreja do Sagrado o Monte Alverne, local na Itália onde ocorreu esse importante acontecimento.
Neste ano, a celebração das Chagas de São Francisco é ainda mais especial, por estar completando 800 anos, já que ocorreu em setembro de 1224, dois anos antes da sua morte. É um momento de profunda reflexão e reverência. São Francisco, conhecido por sua vida de simplicidade e devoção, recebeu os estigmas simbolizando sua identificação com os sofrimentos de Cristo. Esta data marca não apenas um momento histórico do passado, mas também um convite para que todos estejamos unidos na promoção da paz e do bem.
Os coros serão regidos pelo maestro Marco Aurélio Lischt, com canções como “Salut, Dame Sainte”, “Misericordias Domini”, “Alto e Glorioso Dio”, “Sanctus”, “Tout Puissant”, “The Lord bless you and keep you” e muitas outras. A entrada será gratuita.
COMENTÁRIOS