Operação Torniquete: Polícia Civil prende 38 criminosos em 10 dias de ações
Diligências contínuas visam à redução dos indicadores estratégicos de criminalidade
A Polícia Civil vem consolidando os esforços no combate aos roubos de cargas e de veículos, bem como na redução dos indicadores estratégicos de criminalidade. Nos 10 primeiros dias da segunda fase da "Operação Torniquete", os agentes prenderam 38 criminosos e apreenderam quatro adolescentes infratores.
Uma das ações de destaque desta semana ocorreu na terça-feira (17/09), na comunidade da Linha, em São João de Meriti. Seis integrantes de uma facção criminosa com envolvimento com roubos de cargas e de veículos nas Rodovias Washington Luiz e Presidente Dutra foram presos. Com eles, foi apreendida vasta quantidade de drogas – crack, maconha, cocaína e lança-perfume –, além de uma pistola, rádios comunicadores e cadernos de contabilidade da organização criminosa.
Na quarta-feira (18), agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC) recuperaram grande volume de cargas roubadas, na comunidade do Dique, em Jardim América, Zona Norte do Rio. Todo o material era oriundo de crimes praticados recentemente.
Já no dia seguinte, uma operação conjunta da DRFC, da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e de policiais militares, localizou 16 veículos roubados, no Complexo de Manguinhos, também na Zona Norte. Deste total, 11 veículos eram zero-quilômetro e haviam sido subtraídos de um caminhão-cegonha. Os carros estavam avaliados em cerca de R$ 2 milhões.
A 2ª fase da Operação Torniquete, que foi deflagrada no dia 11 de setembro, tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e é realizada com base em investigações da DRFA e da DRFC. As ações contam, ainda, com informações de inteligência e dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Durante a primeira fase da operação, entre novembro de 2022 e setembro de 2023, houve queda nos índices criminais. Em julho de 2023, por exemplo, os roubos de cargas e de veículos na Região Metropolitana registraram os menores números de casos desde janeiro de 2019.
A Operação Torniquete é coordenada pela Subsecretaria de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) da Polícia Civil, por meio da DRFA e DRFC. Também participam das ações outras unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e delegacias distritais, além da Polícia Militar.
COMENTÁRIOS