Seja bem vindo
Petrópolis,20/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Diálogo sobre Acessibilidade e Inclusão: "Fale-me de Petrópolis" Edição Especial da Primavera dos Museus

O encontro não apenas reflete as diretrizes do Ibram, mas também as adapta ao contexto local de Petrópolis


Diálogo sobre Acessibilidade e Inclusão: Foto: Divulgação

O Museu Imperial realizará a edição de setembro do "Fale-me de Petrópolis", abordando "Acessibilidade e Inclusão nos Espaços Culturais de Petrópolis", no dia 26 de setembro de 2024, às 14h30, na Biblioteca do Museu Imperial. O evento está inserido na programação da 18ª Primavera dos Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que traz o tema "Museus, Acessibilidade e Inclusão".  

O "Fale-me de Petrópolis" se apresentará como um importante fórum para a cidade, alinhando-se aos esforços nacionais para promover uma cultura verdadeiramente acessível a todos.   

O encontro não apenas reflete as diretrizes do Ibram, mas também as adapta ao contexto local de Petrópolis, incentivando um diálogo sobre como podemos, coletivamente, criar espaços culturais mais inclusivos para toda a diversidade de nossa comunidade, promovendo uma reflexão sobre a democratização do acesso aos patrimônios culturais da cidade e sobre estratégias para tornar os museus e centros culturais de Petrópolis mais acessíveis à comunidade. No contexto em que o Ibram enfatiza a necessidade de aprimorar as práticas inclusivas nos espaços culturais, o "Fale-me de Petrópolis" pretende ser uma oportunidade significativa para debater possibilidades de transformar esses ambientes em espaços mais abrangentes e acolhedores.  

Na edição especial, o evento contará excepcionalmente com a participação de duas convidadas, as professoras Ana Lúcia Rocha dos Santos e Tajha Xavier. Ana Lúcia Rocha dos Santos é pedagoga e professora de Matemática, com 23 anos de experiência na rede municipal de Petrópolis, atualmente como Diretora Geral da Escola Municipal Paulo Freire, que atende exclusivamente pessoas com deficiência. Tajha Xavier é professora, psicopedagoga e escritora, gestora no Centro de Referência em Educação Inclusiva de Petrópolis, e autora do livro “Pedro, o poderoso – Autismo e seus superpoderes”, que contribui para a discussão sobre inclusão. A mediação será conduzida por Flávia Maria Franchini Ribeiro, do Núcleo de Atividades Educativas do Museu Imperial.  

 


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.