Seja bem vindo
Petrópolis,20/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Comando de Polícia Ambiental apreende cerca de 50 balões na Taquara após denúncia do programa Linha Verde

O fato ocorreu em um imóvel localizado na Rua dos Sábios, na Taquara, zona oeste da cidade.


Comando de Polícia Ambiental apreende cerca de 50 balões na Taquara após denúncia do programa Linha Verde Foto: Divulgação

Uma ação do Comando de Polícia Ambiental desencadeada a partir de uma denúncia feita ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (2253 1177), resultou, na manhã desta sexta-feira (20) na apreensão de 43 balões e diversos materiais utilizados na fabricação dos mesmos. O fato ocorreu em um imóvel localizado na Rua dos Sábios, na Taquara, zona oeste da cidade.

Segundo os agentes do CPAm, a denúncia mencionava que a residência funcionaria como uma fábrica clandestina, já que duas pessoas confeccionavam balões quase que diariamente. Assim que foram autorizados pela moradora a fiscalizar o imóvel, fizeram contato com o acusado que afirmou produzir balões. Durante as diligências, foram encontrados 33 balões com cerca de dois metros, seis balões de três metros, três balões de 6 metros e um balão medindo cerca de 10 metros, além de materiais diversos e moldes para fabricação. Diante dos fatos, os policiais militares do Comando de Polícia Ambiental recolheram os materiais e procederam à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde a ocorrência foi registrada.

Para Renato Almeida, Coordenador Geral do Disque Denúncia, essa apreensão é de grande valia para o meio ambiente: "O resultado do CPAm, apreendendo 43 balões com auxílio de uma informação do Disque Denúncia, através do programa Linha Verde, é importantíssimo, pois demonstra uma sinergia entre as instituições. Cabe ressaltar, que nesse período de baixa umidade e altas temperaturas, as vegetações ficam ressecadas e muito vulneráveis a queimadas. Se apenas um balão caísse nessas matas, causaria um desastre de proporções inimagináveis. É importante que a população denuncie locais de fabricação, comercialização e soltura de balões. Soltar balões não é cultura popular, é crime ambiental" enfatizou Renato.

Vale frisar que desde o início do ano, o Linha Verde já recebeu cerca de 160 informações envolvendo balões, mais do que as 116 de todo o ano passado e as 69 de 2022.

“Ações como essa demonstram a importância da participação da sociedade através da denúncia. A operação realizada pelo comando de Polícia Ambiental no dia de hoje evitou que 43 balões, passíveis de causar incêndios, fossem lançados aos céus, em um dos períodos de seca mais críticos que país já enfrentou” afirmou o Secretário de Polícia Militar, Cel Marcelo de Menezes Nogueira.

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.