Seja bem vindo
Petrópolis,20/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Colégio estadual Vinte de Julho realiza simpósio para conscientizar alunos sobre a importância dos oceanos

Durante o dia, os alunos participaram da mostra cultural com música e artesanato.


Colégio estadual Vinte de Julho realiza simpósio para conscientizar alunos sobre a importância dos oceanos Foto: Ellan Lustosa / Divulgação Seeduc-RJ

Sensibilizar a sociedade sobre a importância do oceano ao longo da vida e os efeitos que as ações humanas têm sobre ele, a fim de promover mudanças nas relações da sociedade com o mar. Foi com este objetivo que o Colégio Estadual Vinte de Julho, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, realizou o Simpósio ‘Oceano Sustentável, Desafio de Todos’.  A ação contou com atividades didáticas, jogos, oficinas, exposições, palestras e workshops para conscientizar os estudantes e a comunidade escolar em relação à sua responsabilidade individual e coletiva no processo do cuidado do oceano.

Durante o dia, os alunos participaram da mostra cultural com música e artesanato. Além disso, temas como ‘A importância do oceano para a cidade de Arraial do Cabo e seus moradores’, ‘Pesca também é coisa de mulher’, ‘A arte que vem do mar’, ‘Um pé na areia, outro no mar’ foram abordados no evento.

A professora de Geografia Lúcia Almeida destacou que com esta ação se espera ter jovens sensíveis à preservação marinha, com conhecimento ampliado sobre as inúmeras possibilidades que o mar oferece, como fonte de vida, lazer e trabalho.

— A ideia é que eles percebam a importância dos seres humanos em relação ao oceano e a necessidade urgente de sua preservação, pois o mar saudável e sustentável é uma questão de responsabilidade de todos. Desta forma, é preciso que tenhamos jovens engajados, com atitude e comprometimento para preservá-lo —afirmou a professora.

A aluna Thainara Martins, de 18 anos, participou ativamente da ação.

— Nós moramos muito perto da praia. E acabamos pecando e cometendo erros bobos que são prejudiciais ao oceano. Esta iniciativa faz com que a gente repense sobre a nossa responsabilidade para um mundo mais sustentável e melhor — disse ela, que junto com os colegas ajudou na organização do evento.

A secretária de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, destacou a importância de as unidades escolares desenvolverem ações voltadas para o oceano.

— Iniciativas como essas mostram o poder da educação para a formação de cidadãos conscientes que reconhecem a importância que as questões climáticas têm nas nossas vidas e, sobretudo, das futuras gerações — afirmou a secretária.

Movimento Pororoca

As atividades pedagógicas fazem parte do ‘Movimento Pororoca’, uma iniciativa para apoiar e dar visibilidade a ações de instituições públicas e privadas voltadas à preservação do mar, da Cátedra Unesco para Sustentabilidade dos Oceanos.

As ações realizadas variam desde palestras relacionadas ao oceano em uma empresa e atividades lúdicas didáticas dentro de ONGs e escolas até eventos promovidos por governos locais e campanhas.

As tarefas estão sendo realizadas entre 13 e 21 de setembro e serão apresentadas no SP Ocean Week 2024, que ocorre no fim do mês no Memorial da América Latina.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.