Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do Estado embarca delegação do TIME RJ para os Jogos Escolares Brasileiros 2024

TIME RJ vai competir em 18 modalidades, com 259 integrantes na delegação


Governo do Estado embarca delegação do TIME RJ para os Jogos Escolares Brasileiros 2024 Foto: Divulgação

O Governo do Estado começa a embarcar, nesta sexta-feira (20), os 259 integrantes da delegação fluminense que vão representar o Rio de Janeiro na 4ª edição dos Jogos Escolares Brasileiros, o JEB’s 2024, organizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE). Para garantir a participação da delegação fluminense, a Secretaria estadual de Esporte e Lazer forneceu aos atletas um kit de uniformes - composto por mala de viagem, casaco, calça, camisas, bermuda, tênis e meia -, além de garrafa squeeze. As passagens aéreas para levar os atletas a Pernambuco também foram fornecidas pelo Governo do Rio, em parceria com o Ministério dos Esportes. Pela primeira vez a competição será realizada no Nordeste, tendo Recife (PE) como cidade-sede. 

"Nosso compromisso com o incentivo ao esporte é sólido. A Secretaria de Esporte e Lazer tem cuidado dessa nova geração com muita dedicação. Para essa competição, temos uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeutas, psicólogos e profissionais de educação física que vai embarcar junto com os atletas, destacando o compromisso do Governo do Rio com o desporto escolar. Estamos garantindo as condições necessárias para que o TIME-RJ possa ter um ótimo desempenho e vivenciar toda a experiência dos Jogos Escolares Brasileiros", afirmou o governador Cláudio Castro.

Os Jogos Escolares Brasileiros estimulam a participação dos jovens da educação básica de ensino em atividades desportivas. Os atletas que vão viajar representando o TIME-RJ foram escolhidos após apresentar os melhores resultados nos Jogos Escolares do Rio de Janeiro (JERJ), que foram organizados pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e serviram de seletivas para a competição nacional.

"Após um intenso trabalho para reestruturar as seletivas e montar os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, estamos agora com tudo pronto para que nossos jovens possam apresentar o melhor desempenho nos Jogos Escolares Brasileiros. Esse esforço não apenas revela novos talentos, mas também inspira outros jovens nos ambientes escolares, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do esporte e da nossa sociedade", disse o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Esporte e inclusão

Nesta edição do JEB's, o TIME-RJ vai competir em todas as 18 modalidades: atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, karatê, luta olímpica (wrestling), natação, taekwondo, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei de praia. 

A delegação fluminense, com 207 estudantes-atletas, 39 técnicos e 13 dirigentes, vai embarcar rumo a Pernambuco em quatro grupos, até o próximo dia 30 - as competições do JEB's serão realizadas até 3 de outubro. Um dos destaques da delegação é a estudante-atleta Maria Eduarda Lima de Aquino, de 13 anos, única atleta PCD da delegação que vai competir nos Jogos Escolares Brasileiros, no atletismo-adaptado. Maria Eduarda tem deficiência intelectual moderada e transtorno do processamento auditivo central. 

Os atletas do Rio de Janeiro que apresentarem os melhores desempenhos nos jogos em Recife poderão se candidatar ao Bolsa Atleta RJ - programa do Governo do Rio que concede bolsas de R$ 500 a R$ 5 mil para apoiar o desporto fluminense.

Para garantir a presença da delegação fluminense no JEB's, a Secretaria de Esporte e Lazer do Rio realizou, de junho a agosto, os Jogos Escolares do Rio de Janeiro, que pela primeira vez permitiu a participação de estudantes-atletas de todo o estado. Foram 5.177 atletas, que representaram 71 municípios fluminenses. Eles participaram de 81 competições, realizadas em 20 cidades e 38 locais de prova, incluindo equipamentos olímpicos como a Arena 1, no parque Olímpico da Barra, e o Parque Radical de Deodoro.

"O JERJ foi fundamental para identificar e preparar os talentos que agora representarão o Rio de Janeiro nos Jogos Escolares Brasileiros. Estamos orgulhosos de ver o esforço desses jovens ser recompensado com a oportunidade de competir nacionalmente", comemorou o coordenador do JERJ, João Lucas Orsay. 

Além dos Jogos Escolares Brasileiros, o JERJ também serviu de seletiva para os Jogos da Juventude (JJ), organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Neste ano, a competição também será disputada no Nordeste, mas no estado da Paraíba, tendo João Pessoa como cidade-sede.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.