Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Banco Central sobe taxa de juros para 10,75%

Anúncio foi feito nesta quarta-feira (18)


Banco Central sobe taxa de juros para 10,75% Foto: Reprodução

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, nesta quarta-feira (18), um aumento de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros, elevando a Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. Este é o primeiro aumento desde agosto de 2022 e sinaliza o início de um novo ciclo de aperto monetário.

A decisão, tomada de forma unânime pelos membros do Comitê, contrasta com as ações de outros bancos centrais ao redor do mundo. Hoje, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reduziu sua taxa de juros pela primeira vez desde 2020, agora estabelecida no intervalo de 4,75% a 5%. Na semana passada, o Banco Central Europeu também fez uma redução na taxa do bloco.

Diante de uma economia aquecida, um mercado de trabalho robusto, incertezas fiscais e pressões inflacionárias à vista, o aumento da taxa já era uma expectativa do mercado. A taxa de juros é uma ferramenta de política monetária que influencia a inflação e, geralmente, é ajustada para controlar o aumento dos preços, visando manter a saúde econômica do país. A meta de inflação para 2024 está fixada em 3% ao ano, com uma tolerância de 1,5 p.p. para mais (4,5%) ou para menos (1,5%).


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.