Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Lendário músico alagoano Chau do Pífe e revelação da MPB Andréa Laís abrem oficialmente o Sonora Brasil no CCSQ nesta quarta

Pela primeira vez em Petrópolis, projeto do Sesc reúne atrações musicais de caráter regional e tradicional de diferentes partes do país


Lendário músico alagoano Chau do Pífe e revelação da MPB Andréa Laís abrem oficialmente o Sonora Brasil no CCSQ nesta quarta Foto: Divulgação

A 26ª edição do projeto Sonora Brasil - um dos mais longevos projetos culturais do Sesc no país – será aberto oficialmente, em Petrópolis, nesta quarta-feira (18/9), a partir das 19h30, no Centro Cultural Sesc Quitandinha. O destaque da noite é a apresentação de Chau do Pífe, dono do título de Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas. O artista, que se dedica há mais de 40 anos ao pífano, sobe ao palco na companhia de Andréa Laís, cantora da nova geração da MPB que vem despontando na cena musical alagoana e nacional. A entrada é franca.

O primeiro encontro dos dois aconteceu em 2012, quando Chau do Pife fez uma participação especial no show “Sincopando Jacinto Silva”, de Andréa Laís. Plantou-se aí a semente de uma bela amizade, que fez brotar a vontade de trabalharem juntos novamente. Desde então, regaram esse projeto e festejaram o crescimento artístico um do outro. No repertório do espetáculo estão sucessos de um, de outro e de ambos, como o single “Chau do Chau”, lançado recentemente nas plataformas digitais.

Número de dança em homenagem a Chau e pífanos da Região Serrana

A coordenadora do projeto Sonora Brasil, Renata Pimenta, e a gerente do Sesc RJ, Christine Braga, darão as boas-vindas ao público, que terá a oportunidade de apreciar o trabalho da dupla Rafael & Marie. Idealizadores e professores do projeto Forró de Rua RJ, premiado como o melhor projeto de forró de 2023, eles prestarão uma homenagem ao artista alagoano dançando ao som do pife.

O público que comparecer ao Centro Cultural Sesc Quitandinha poderá conhecer ainda o Pifania do Sonora, projeto criado exclusivamente para o evento pelo coletivo Pifania da Mata. O grupo musical fundado em 2020 no distrito de Lumiar (Nova Friburgo) tem formação inspirada nas bandas de cabaçal, típicas do interior cearense compostas por pífanos, zabumba, caixa e pratos. No Quitandinha, a exemplo do que fazem nas ruas das cidades, eles se apresentam em formato de cortejo com um repertório de canções populares regionais de natureza afro-brasileiras, como o coco de roda e o maracatu.

A programação do projeto Sonora Brasil em Petrópolis começou no último domingo (15/9) e se estende até o próximo, dia 22. Pela primeira vez em Petrópolis, o projeto traz à cidade, nesta edição, atrações musicais de caráter regional e tradicional de cinco estados brasileiros: 4 estados (AL, PR, DF e RO), além do Rio de Janeiro. Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, a programação tem como característica a mistura de ritmos e gerações, com artistas consagrados se apresentando ao lado de nomes proeminentes na cena contemporânea. Confira a programação completa em www.sescrio.org.br. 

SERVIÇO


26ª edição do Sonora Brasil – Petrópolis


Centro Cultural Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis


De 15 a 22 de setembro de 2024


Entrada franca


Classificação: livre

PROGRAMAÇÃO


18/09 – 19h30


- Cortejo Pifania do Sonora


Uma imersão no universo encantado do pífano, a flauta típica da cultura popular brasileira


- Abertura da mostra


Com Renata Pimenta (coordenadora do Sonora Brasil) e Christine Braga (gerente de Cultura do Sesc RJ)


- “O Pife na Dança - homenagem ao Mestre Chau do Pife”


Com Rafael e Marie do Forró de Rua do RJ


- Chau do Pife e Andréa Laís (AL)


Um encontro geracional que celebra a música, mesclando tradição e novidade.

19/09 - 20h


Fernando Cesar & Tiago Tunes (DF)


Dueto de violão e bandolim que explora o melhor do choro brasiliense, em um show de alta musicalidade e tradição.


20/09 - 20h


Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO)


Uma fusão poderosa de ritmos amazônicos, rap e MPB, que aborda questões sociais e raciais com música e resistência.


21/09 - 20h


Zeca da Rabeca & Melina Mulazani (PR)


Um encontro de vozes, violas e tradições caiçaras e curitibanas, com performances que mesclam música, teatro e carnaval.

22/09 - 16h


- Baile Charme Soul Black


Um encontro perfeito entre ritmo, dança e cultura!


- 18h: Charlles André e Luciane Dom (RJ)

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.