Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Sonora Brasil tem noite de choro nesta quinta com Fernando Cesar e Tiago Tunes

Experiente violonista 7 cordas se une ao jovem virtuose do bandolim para espetáculo que apresenta o panorama do choro em Brasília desde sua fundação aos dias atuais


Sonora Brasil tem noite de choro nesta quinta com Fernando Cesar e Tiago Tunes Foto: Divulgação

O violonista Fernando Cesar e o bandolinista Tiago Tunes são a atração desta quinta-feira (19/9) do 26º Sonora Brasil, festival que reúne no Centro Cultural Sesc Quitandinha, até domingo, atrações musicais de caráter regional e tradicional de diferentes partes do país. O espetáculo que apresentará o panorama do choro em Brasília desde os anos 60 até os dias atuais se inicia às 20h e tem entrada franca.

Fernando Cesar integra, desde 1985, o grupo Choro & Companhia, com o qual ganhou prêmio e representou o choro em diversos lugares do Brasil e do mundo. Irmão de Hamilton de Holanda, Fernando participou de gravações e de encontros musicais com diversos artistas de renome nacional, como o próprio Hamilton, Altamiro Carrilho, Raphael Rabello, Armandinho Macedo, Paulinho da Viola, Dino Sete Cordas, Marco Pereira e Hermeto Pascoal. 

Carioca radicado em Brasília, Fernando César é filho da geração de chorões que chegou à Capital Federal ainda no período da construção da cidade. Sua carreira é formada em completa imbricação à cena do choro brasiliense. É a partir dela – e em diálogo com as referências de grandes instrumentistas de outras localidades, principalmente cariocas – que César se forma violonista de 7 cordas, arranjador e compositor. Conhecido pela articulação do choro com outros gêneros musicais, o artista se dedica à preservação, inovação e difusão do gênero.

No palco do Sesc Quitandinha, Fernando César tocará ao lado do jovem virtuose do bandolim Tiago Tunes, que teve seu primeiro contato com o instrumento aos 7 anos, incentivado pelas rodas de choro de Brasília. Ao longo de sua carreira, fez apresentações ao lado de artistas como Hamilton de Holanda, Gabriel Grossi, Bebê Kramer, Cainã Cavalcante e Rogério Caetano, além de Fernando César.

Tiago Tunes já se apresentou na França e na Suíça e possui dois trabalhos lançados como artista principal: os discos “Tiago Tunes” e “Indo a Pé”. Atuou também em trabalhos de outros músicos e tem composições de sua autoria registradas por artistas brasilienses. Foi premiado nas categorias de melhor arranjo e melhor música instrumental no Festival de Música da Rádio Nacional FM, com a composição “Estação do Choro”, no ano de 2021.

Petrópolis é uma das 59 cidades que recebem o projeto do Sesc

A programação do projeto Sonora Brasil em Petrópolis começou no último domingo (15/9) e se estende até o próximo, dia 22. O projeto realizado pelo Sesc em todo o país traz à cidade atrações musicais de 4 estados (AL, PR, DF e RO), além do Rio de Janeiro. Com o tema “Encontros, tempos e territórios”, a programação tem como característica a mistura de ritmos e gerações, com artistas consagrados se apresentando ao lado de nomes proeminentes da cena contemporânea.

O biênio 2024-2025 do Sonora Brasil terá a participação de 10 grupos: cinco circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e outros cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No total, serão realizados 34 Festivais e mais de 200 shows em 59 cidades do país – entre elas, Petrópolis.  

Confira a programação completa em www.sescrio.org.br. 

SERVIÇO


26ª edição do Sonora Brasil – Petrópolis


Centro Cultural Sesc Quitandinha: Av. Joaquim Rolla, 2 – Petrópolis


De 15 a 22 de setembro de 2024


Entrada franca


Classificação: livre


 PROGRAMAÇÃO


18/09 – 19h30


- Cortejo Pifania do Sonora


Uma imersão no universo encantado do pífano, a flauta típica da cultura popular brasileira


- Abertura da mostra


Com Renata Pimenta (coordenadora do Sonora Brasil) e Christine Braga (gerente de Cultura do Sesc RJ)


- “O Pife na Dança - homenagem ao Mestre Chau do Pife”


Com Rafael e Marie do Forró de Rua do RJ


- Chau do Pife e Andréa Laís (AL)


Um encontro geracional que celebra a música, mesclando tradição e novidade.


 19/09 - 20h


Fernando Cesar & Tiago Tunes (DF)


Dueto de violão e bandolim que explora o melhor do choro brasiliense, em um show de alta musicalidade e tradição.


 20/09 - 20h


Bado, Quilomboclada e Sandra Braids (RO)


Uma fusão poderosa de ritmos amazônicos, rap e MPB, que aborda questões sociais e raciais com música e resistência.


 21/09 - 20h


Zeca da Rabeca & Melina Mulazani (PR)


Um encontro de vozes, violas e tradições caiçaras e curitibanas, com performances que mesclam música, teatro e carnaval.


 22/09 - 16h


- Baile Charme Soul Black


Um encontro perfeito entre ritmo, dança e cultura!


- 18h: Charlles André e Luciane Dom (RJ)


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.