Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Em noite de festa, 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí premia curtas-metragens

Para escolher os vencedores, um júri técnico assistiu aos 20 filmes da Mostra Competitiva Local e Nacional, pontuando-os a partir de um critério estabelecido


Em noite de festa, 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí premia curtas-metragens Foto: Divulgação

Emoção. Esse foi o tom da noite de premiação do 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí no último domingo, 15, na Praça de Ipiabas. Alunos das escolas participantes, pais, educadores, jurados e público em geral acompanharam a cerimônia que anunciou os filmes e os talentos vencedores da Mostra Competitiva Local, com representantes da cidade, e o curta-metragem premiado na Mostra Competitiva Nacional, que contou com produções do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins. Ainda foi exibido um vídeo com Dona Déa, mãe do ator Paulo Gustavo, que recebeu as placas comemorativas em sua homenagem e ao filho.

Roberto Monzo, criador do Polo Audiovisual de Barra do Piraí e Diretor Geral do Festival, abriu a noite de premiação lembrando sobre a importância de incentivar e permitir aos jovens a contarem suas próprias histórias. “A tela é uma janela que se abre para o mundo. O audiovisual tem esse poder mágico de encantar, de comunicar, de expressar os nossos sentimentos. Se vocês vão seguir esse caminho ou não, não importa. O que importa é que a chama que brilha em vocês nesse momento nos trouxe aqui, depois de oito anos sem realizar o festival presencialmente”, disse em seu discurso.

Para escolher os vencedores, um júri técnico assistiu aos 20 filmes da Mostra Competitiva Local e Nacional, pontuando-os a partir de um critério estabelecido. O corpo técnico foi formado pelo ator, produtor e músico Daniel Bauerfeldt; pelo diretor de cinema e TV Hsu Chien; pela produtora executiva e de elenco Janet Duarte Rockenbach; pela produtora, roteirista e diretora Paula Barreto, e pelo produtor e curador de festivais de cinema Ricardo Favilla. Eles destacaram a qualidade dos conteúdos e escolheram os vencedores nas categorias: melhor roteiro, melhor diretor, melhor ator e atriz, melhor áudio, melhor arte e melhor filme júri técnico.

“Eu amo assistir o que essa garotada faz e entender a visão deles sobre o audiovisual, os temas pertinentes para essa geração, como eles trabalham os quesitos técnicos. Os filmes como um todo estão muito criativos, você consegue perceber que existe um olhar cinéfilo”, comenta Hsu Chien, júri do festival pela terceira vez.

Entre as justificativas para a premiação, feitas pelos jurados, o curta-metragem da Mostra Local “A Noite do Baile” (Escola Municipal Marieta Vasconcelos Coutinho Coelho), ganhou o Troféu Dom Quixote de Melhor Filme Júri Técnico, “por trabalhar muito bem uma mistura de gêneros com uma narrativa muito interessante e fazer uso do plot twist, um recurso que traz aquela surpresa no final”. Na Competitiva Nacional, o curta “Nossos Medos” (Núcleo de Arte Prof Albert Einstein), no Rio de Janeiro, foi o escolhido por “sentir que o filme se comunica muito bem com a juventude, ele trata de temas muito atuais, como a depressão. Além de ser muito bem-feito tecnicamente, ele comunicava de forma instantânea”

O júri também concedeu duas menções honrosas para melhor elenco e melhor conjunto da obra. As produções “Os Sete Mitos da Falsidade” (Colégio Arcoverde) e “A Pesquisa” (Colégio Estadual Adelino Terra), respectivamente, foram os premiados. As produções locais estão disponíveis através do YouTube do festival.

Primeira edição presencial do “Oscar Estudantil Brasileiro” após oito anos de hiato, o evento reuniu 25 curtas-metragens desenvolvidos por jovens do Brasil, Dinamarca, Suíça e Espanha em três mostras — Local, Nacional e Internacional. As produções foram exibidas gratuitamente ao longo da última semana na sala de cinema da Rede CineShow de Barra do Piraí, reunindo um público de quase 200 pessoas por dia. O jovem Glauco Miranda, vencedor no terceiro lugar na categoria de ‘Melhor Ator’ pelo curta “Os Sete” (Colégio Estadual Barão do Rio Bonito) destacou a importância do festival: “ganhar esse prêmio é a cereja do bolo, mas o mais importante foi poder conferir o nosso trabalho no cinema”, disse emocionado.

Para entregar os troféus, o festival convidou artistas e cineastas como a atriz Genilda Maria, vencedora do Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado deste ano por “Filhos do Mangue”; o ator e produtor Anselmo Martini; o diretor de fotografia Cézar Moraes; o ator e produtor Alexandre Mofati; o preparador de elenco e professor na UCLA Gulu Monteiro; as atrizes Bella Lábegàlini e Hana Kolodny e o ator Guga Coelho.

O projeto é patrocinado pelo Governo Federal, o Ministério da Cultura, o Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Paulo Gustavo.

Cidade do Audiovisual

Localizada no sul fluminense, Barra do Piraí já foi cenário de várias produções audiovisuais. Para fomentar a Economia Criativa, a cidade criou a Film Commission de Barra do Piraí, estrutura responsável por intermediar o contato entre produtores e o município, facilitando o trabalho dos profissionais e dos órgãos públicos na autorização e logística das filmagens. Em 2023, por meio de uma lei municipal e, posteriormente, outra estadual, passou a ser reconhecida como Cidade do Audiovisual.

O Polo Audiovisual de Barra do Piraí é ferramenta fundamental para fazer da cultura a mola mestra da economia da cidade, atraindo várias produções para o município, movimentando a economia local e promovendo sua divulgação. Entre 2009 e 2023, Barra do Piraí recebeu 34 produções. A primeira filmagem foi “Cinco Vezes Machado” (2009), uma minissérie baseada em cinco contos do escritor Machado de Assis, que contou com a participação de atores locais, e foi exibida no Canal Brasil. Nos anos seguintes produções como o longa-metragem “O Casamento de Gorete” (2013), com Letícia Spiller, “Quase Memória” (2014), dirigido pelo consagrado Ruy Guerra e “Gaby Estrella” (2013-2015), série produzida para o Gloob, canal infantil por assinatura da Globosat, também filmaram tendo localidades do município como cenário.

Confira os vencedores do 9º Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí

Mostra Competitiva Local


Melhor Filme


1º Lugar - A Noite do Baile - Escola Municipal Marieta Vasconcelos


2º lugar - Os Sete Mitos da Falsidade - Colégio Arcoverde


3º lugar - O Acampamento - Ciep 428 Mariana Coelho


 

Melhor Filme Júri Popular


1º Lugar - Algemas e Flores - Colégio Estadual Barão do Rio Bonito


2º lugar - Os Sete - Colégio Estadual Barão do Rio Bonito


3º lugar - Os Sete Mitos da Falsidade - Colégio Estadual Arcoverde


Melhor Ator


1º lugar - Luiz Henrique Lopes Sandin – A Noite do Baile – Escola Municipal Marieta Vasconcelos

2º lugar – Daniel Monzo – Os Sete Mitos da Falsidade – Colégio Arcoverde

3º lugar – Glauco Miranda – Os Sete – Colégio Estadual Barão do Rio Bonito


 

Melhor Atriz


1º lugar - Geovanna de Moura Maia – Algemas e Flores – Colégio Estadual Nilo Peçanha

2º lugar – Creusa Melo – Voando Além do Abandono - APAE

3º lugar – Kamilly Wictória – Os Sete – Colégio Estadual Barão do Rio Bonito


 

Melhor Direção


1º Lugar - Os Sete - Colégio Estadual Barão do Rio Bonito


2º lugar - A Noite do Baile - Escola Municipal Marieta Vasconcelos


3º lugar - Os Sete Mitos da Falsidade - Colégio Arcoverde


 

Melhor Roteiro


1° lugar – Os Sete Mitos da Falsidade – Colégio Arcoverde

2° lugar – A Noite do Baile – Escola Municipal Marieta Vasconcelos

3° lugar – O Acampamento – Ciep 428 Mariana Coelho


 

Melhor Arte


1º Lugar - O Acampamento - Ciep 428 Mariana Coelho


2º lugar - Algemas e Flores - Colégio Estadual Nilo Peçanha


3º lugar - A Pesquisa - Colégio Estadual Adelino Terra


 

Melhor Áudio


1º lugar - A Noite do Baile - Escola Municipal Marieta Vasconcelos


2º lugar - Os Sete Mitos da Falsidade - Colégio Arcoverde


3º lugar - A Pesquisa - Ciep 428 Mariana Coelho


 

Mostra Competitiva Nacional


Nossos Medos - Núcleo de Arte Professor Albert Einstein - Rio de Janeiro/RJ


 Site: www.festcineestudantil.com 


Outras informações: contato@festcineestudantil.com 


Siga o festival no Instagram: www.instagram.com/festcineestudantil


No Facebook: www.facebook.com/festcineestudantil

O FESTIVAL

O Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí foi criado como desdobramento do Projeto Luz, Câmera, Educação!, braço educacional do Polo Audiovisual de Barra do Piraí. Iniciado em 2010, o evento tem como missão ampliar as possibilidades de expressão do universo infantojuvenil, através de imagens e histórias. Composto por três mostras: Competitiva Local, Competitiva Nacional e Internacional, proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores de todo o mundo e promove a reflexão acerca do conteúdo a eles destinado. Através deste projeto, o Polo Audiovisual de Barra do Piraí contribui para o desenvolvimento do cinema nacional, na medida em que forma plateia e revela talentos. O Festival é considerado carinhosamente o “Oscar Estudantil Brasileiro”. Em setembro de 2023, Barra do Piraí recebeu o título de ‘Cidade do Audiovisual’ através de uma Lei Estadual.


 









Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.