Seja bem vindo
Petrópolis,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo Federal deve decidir nesta semana sobre volta do horário de verão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que essa mudança pode ser benéfica para o sistema elétrico do país


Governo Federal deve decidir nesta semana sobre volta do horário de verão Horário de verão está suspenso no Brasil desde abril de 2019 | Foto: Pixabay

O Governo Federal deve concluir ainda esta semana os estudos sobre a possível reintegração do horário de verão no país. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um relatório detalhado sobre os impactos e benefícios da medida.

A consideração da reintrodução do horário de verão vem em resposta à prolongada seca que afeta o Brasil. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acredita que a mudança pode ser vantajosa para o sistema elétrico, especialmente em um “momento crítico” como o atual, quando a seca tem intensificado o calor e o consumo de energia nos horários de pico, que agora ocorrem no meio da tarde.

As discussões sobre o tema estão em curso e são coordenadas pelo Ministério de Minas e Energia, pelo ONS e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Uma reunião para debater o assunto deve ocorrer nesta terça-feira (17), e contará com a participação de representantes da Aneel, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Pesquisas recentes indicam que o horário de verão pode não trazer os benefícios esperados. Estudos anteriores mostraram que, durante o período em que o horário de verão esteve em vigor, o consumo de energia aumentou devido a mudanças nos hábitos de consumo. A decisão sobre a reimplementação será tomada em conjunto com o Palácio do Planalto, principalmente devido às incertezas sobre os reais benefícios da medida para o setor.

O horário de verão foi suspenso no Brasil em 5 de abril de 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi baseada na constatação de que a medida não gerava economias significativas de energia e poderia ter impactos negativos na saúde da população.

O que é o horário de verão

O horário de verão é uma prática adotada por diversos países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai, e tem como objetivo maximizar o aproveitamento da luz solar e reduzir o consumo de energia elétrica. A medida, implementada geralmente durante o verão, busca estender as horas de luz natural, o que pode levar a uma redução no uso de iluminação artificial.

Contudo, a adoção do horário de verão gera intensas discussões sobre seus reais benefícios e eficácia. Enquanto alguns defendem que a mudança de horário pode ser vantajosa ao aproveitar melhor a luz do dia, outros apontam que, além de não trazer resultados significativos, pode ser prejudicial à saúde.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.