Seja bem vindo
Petrópolis,18/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Flávio Dino autoriza governo a abrir crédito fora da meta fiscal para combater incêndios

A decisão de Dino se assemelha a medida adotada na pandemia para enfrentar a Covid-19


Flávio Dino autoriza governo a abrir crédito fora da meta fiscal para combater incêndios Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

O ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão assinada neste domingo (15), autorizou o Governo Federal a abrir créditos extraordinários para combater os incêndios e queimadas na Amazônia e Pantanal. Através disso, os gastos não serão computados para fins de cálculos das metas fiscais. 

A decisão de Dino se assemelha a medida adotada na pandemia para enfrentar a Covid-19. Na ocasião, ficou conhecida como Orçamento de Guerra. 

A autorização possibilita que o governo envie uma medida provisória (MP) ao Congresso Nacional com o valor que seria destinado ao combate os incêndios que atingem diversos locais do país. 

“Não podemos negar o máximo e efetivo socorro a mais da metade do nosso território, suas respectivas populações e toda a flora e fauna da Amazônia e Pantanal, sob a justificativa de cumprimento de uma regra contábil não constante na Carta Magna”, diz a decisão.

Outro fator relevante é que Dino suspendeu o intervalo para recontratação de brigadistas. Ele autorizou a imediata recontratação em virtude do combate às chamas. 

“Os próprios representantes governamentais relataram que, diante do agravamento da situação, até mesmo o prazo de 3 meses vem se mostrando ineficiente, na medida em que o Governo Federal é obrigado a dispensar brigadistas experientes em um dos momentos mais críticos da nossa história no que diz respeito às políticas de proteção ambiental”, diz Dino na decisão.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.