Seja bem vindo
Petrópolis,18/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Eleições 2024: Hingo lidera com 33% e Yuri e Bomtempo aparecem praticamente empatados, diz pesquisa

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira, dia 13 de setembro


Eleições 2024: Hingo lidera com 33% e Yuri e Bomtempo aparecem praticamente empatados, diz pesquisa Postulantes ao cargo de prefeito de Petrópolis | Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), encomendada pela Rádio Tupi, aponta o candidato à Prefeitura de Petrópolis Hingo Hammes (PP), na liderança com 33% das intenções de voto. Em seguida, aparecem Yuri (PSOL), e Rubens Bomtempo (PSB), com 18% e 17%, respectivamente. Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (13), e a pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 11 de setembro.

Além dos três candidatos citados acima, Eduardo Blog (Republicanos) possui 11% das intenções de voto, e Doutor Santoro (NOVO) conta com apenas 2%, segundo os dados do Ipec. Vale ressaltar que 12% dos eleitores declararam que pretendem votar em branco ou anular. Outros 7% ainda estão indecisos. 

Hingo está na liderança, com destaque entre os evangélicos (39%), e aqueles que possuem renda familiar superior a dois salários-mínimos (43%). O candidato do PP também demonstra força com os que avaliam negativamente a atual gestão municipal (42%).

Apesar de aparecer abaixo, Yuri tem forte apelo por jovens de 16 a 24 anos, com 37% das intenções de voto, conforme a pesquisa. Ainda segundo o Ipec, o atual prefeito, Rubens Bomtempo, é o mais citado pelos eleitores que consideram sua gestão positiva, com 61%. 

Hingo Hammes também ocupa a primeira colocação em pesquisas espontâneas – quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta –, sendo citado por 26% dos entrevistados. Bomtempo e Yuri, nesse sentido, possuem 11%.

Índices de rejeição 

Rubens Bomtempo, o terceiro mais bem avaliado, é o candidato com maior índice de rejeição, com 54% dos eleitores afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Em compensação, Hammes e Santoro aparecem com o menor índice de rejeição (11%). Já Yuri e Blog apresentam taxas de rejeição de 19% e 13%, respectivamente. 

Apesar de aprovações e rejeições, 67% dos votantes já estão convictos de suas escolhas. Por outro lado, 31% ainda acreditam que podem mudar de opinião até o dia 6 de outubro. 

Sobre a pesquisa

A pesquisa do Ipec, encomendada pela Rádio Tupi, foi realizada com 600 eleitores de Petrópolis, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº RJ-08891/2024.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.