Seja bem vindo
Petrópolis,16/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Professores e gestores da rede estadual participam do workshop ‘Educação Olímpica: Sonhos Transformam’

Parceria entre a Seeduc e o Comitê Olímpico Brasileiro, evento mostra a conexão entre esporte e educação e a sua aplicação prática em sala de aula


Professores e gestores da rede estadual participam do workshop ‘Educação Olímpica: Sonhos Transformam’ Foto: Divulgação

 Esporte e educação, uma dobradinha de sucesso! Nesta quinta-feira (05/09), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, foi realizado o workshop ‘Educação Olímpica: Sonhos Transformam’, que visa aproximar o Comitê Olímpico do Brasil (COB) da sociedade. Cerca de 200 profissionais da educação e convidados tiveram a oportunidade de conhecer melhor as diversas ações do programa Transforma, que atua nas escolas, por meio da educação olímpica. Parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ) e o COB, o evento tem como objetivos fortalecer a cultura esportiva nacional, inserir a temática olímpica no ambiente escolar e desenvolver habilidades socioemocionais em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  Adaptado à realidade brasileira, o workshop oferece informação e apoio para que as escolas criem novas maneiras de ensinar valores e estimular novos comportamentos, que servem de exemplo a serem seguidos dentro e fora das unidades.
 – É muito importante agregarmos valores à gestão do ensino da rede estadual. Em todas as parcerias, o maior objetivo é fazer com que o estudante permaneça em sala de aula e conclua o desenvolvimento dos seus estudos. Estamos oferecendo novas perspectivas de futuro, para que nossos jovens possam aprimorar suas habilidades e competências. Por isso, participar de encontros como este pode ser um diferencial – afirmou a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
 O programa Transforma, do COB, tem a missão de levar a temática olímpica para as escolas, oferecendo capacitação aos professores, com diversas práticas, propondo que o esporte seja um assunto transversal na escola toda, relacionando esses princípios a todos os componentes curriculares, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e mostrando que o esporte pode transmitir exemplos educativos e inspiradores.
  – O esporte, além do que produz de bom para a saúde, fomenta habilidades ligadas ao foco, à disciplina e à cooperação. Essas e outras habilidades são fundamentais para alunos de sucesso, razão pela qual a correlação entre esporte e educação é estratégica para a qualificação do ensino e da aprendizagem nas unidades escolares – comentou Diego Ferreira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas da Seeduc. 
O conteúdo do workshop compreende temas importantes e diversos, como “A relação entre os Valores Olímpicos e o comportamento a partir dos valores morais” e a “Abordagem de alguns conceitos de neurociência relevantes para o processo de ensino e aprendizagem”, sempre relacionando a vivência das salas de aula com os conceitos desenvolvidos pelo esporte, como dedicação, disciplina e muita determinação.
 – Esse workshop visa exatamente trazer os Valores Olímpicos para dentro das escolas, focando obviamente na formação dos docentes. Isso nos traz a reflexão do que você sonha para a educação. Então, o professor, nosso docente, começa hoje e, depois, vai vivenciar todas as experiências na plataforma remota do Comitê Olímpico Brasileiro, onde ele vai ter dicas de como utilizar esses valores dentro da sala de aula. A interdisciplinaridade é o foco desse momento – destacou Julia Barbosa, coordenadora de Planejamento e Elaboração de Formação da Seeduc.
 O COB tem duas missões principais: organizar o esporte olímpico no âmbito nacional e promover os Valores Olímpicos. Assim, o esporte acaba se tornando um valioso instrumento para potencializar a educação e auxiliar na formação de cidadãos. A base deste trabalho são os valores de amizade, respeito e excelência, sendo que este último se refere à superação, à vontade de se dedicar ao máximo a uma atividade. O que é muito importante dentro da escola, não apenas na prática esportiva, mas em todas as suas atividades.
 – A formação contribuiu para a educação como um todo, em um ambiente de integração com todas as disciplinas, e é muito legal ver como podemos ligar esses valores relacionados às Olimpíadas no dia a dia da sala de aula e em todas as disciplinas – analisou Luka Ferrari Domingues, professora de Educação Física no Colégio Estadual Comendador Soares. 
Assim, o projeto tem o objetivo de inserir o esporte e a educação na sociedade, com os valores olímpicos, que são transformadores da vida de professores, estudantes e de toda a comunidade escolar.
  – Tenho o sonho de transformar a escola e a comunidade em um grande centro olímpico. Como trabalho na Baixada Fluminense, meu desejo é transformar a escola. E também a própria comunidade, para que a gente possa ter outros centros olímpicos e expandir o espírito do olimpismo para toda a sociedade – finalizou o professor Alessandro Serra, que dá aulas no Colégio Estadual Rubens Farrula, de São João de Meriti, e no Ciep 112 Monsenhor Solano Dantas Menezes, de Belford Roxo, ambos na Baixada.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.