Gloria Groove, Sandra de Sá, Alcione e Preta Gil se apresentam no Parque Itaipava na maior edição de todos os tempos do Festival Sesc de Inverno 2024
Petrópolis é uma das cidades que recebe uma programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais.
Considerado o maior evento cultural multilinguagem do país, o 22º Festival Sesc de Inverno esquentou o público no primeiro dia de atividades no Parque Itaipava. O local recebeu, neste sábado (27), grandes shows com Gloria Groove, Alcione, Preta Gil e Sandra de Sá. Trata-se da maior edição de todos os tempos do maior festival cultural multilinguagem do país. Petrópolis é uma das cidades que recebe uma programação gratuita ou a preços populares com música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais.
Neste domingo, o evento continua com Ludmilla (28/07, às 21h), com um repertório versátil com muito funk, pop, R&B e pagode; Duda Beat (28/07, às 16h30), com ‘Tara & Tal’, que soma diferentes estilos, referências e épocas e não renuncia aos beats dos anos 90 e 2000; Gaby Amarantos (28/07, às 17h45), com um espetáculo efervescente que inclui hits do TecnoShow, álbum vencedor do Grammy Latino; Lagum (28/07, às 18h45), que segue com a turnê "Lagum ao Vivo", que celebra a trajetória da banda, passando pelos maiores sucessos, improvisações e canções favoritas dos integrantes; e o coletivo BaianaSystem (28/07, às 19h45), que levará ao palco manifestações da cultura popular típicas.
O ingresso para cada show é 1kg de alimento não-perecível e a classificação etária é de 16 anos. Além dos shows, o Parque abrigará uma programação gratuita, sempre a partir das 09h, com Ponto de Leitura, exposições, instalações, mostra interativa, atividades recreativas, brinquedos, oficinas, alongamento e yoga (das 10h às 16h) e Feira de Economia Criativa com produtores locais (das 10h às 18h).
Para quem gosta de atrações circenses, no Parque de Itaipava terá “Big Bang” (28/07, às 20h15, classificação livre), que é inspirado na conhecida teoria e conta de maneira imagética o início e desenvolvimento da Terra, a partir de um pequeno ponto muito denso e quente. Para ilustrar a narrativa, diferentes equipamentos de fogo se combinam com coreografias únicas, explorando malabarismos, acrobacias, equilíbrios e efeitos ilusionistas, com música ao vivo reverenciando os ritmos brasileiros em uma mistura de sons e sensações únicas.
A cada edição, o Festival traz um tema para reflexão, que é encontrado na identidade visual e na programação artística. Este ano o conceito do evento celebra a multiplicidade do Brasil, representada pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens.
O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira.
Gloria Groove - Foto Erbs Jr
Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade. A programação completa será divulgada, em breve, em https://festivalsescdeinverno.com.br/.
“O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos. Tenho certeza de que o Festival representará uma grande catarse da nossa cultura, através de vertentes como a música, a arte, a dança, o teatro, o cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas”, comenta Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ.
"Comemoramos a chegada de mais um festival de Inverno além de cultura e alegria para a nossa cidade, atrai turistas de todas as partes que ativam a economia dos nossos setores produtivos. Agradeço ao Sesc por mais essa iniciativa de sucesso!", afirma o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.
Uma das novidades deste ano é a volta do projeto Boca Suja, no qual poemas de grandes nomes da poesia nacional são impressos em guardanapos e distribuídos durante a programação do Festival. Em 2024, a homenageada é a poetisa e escritora de obras infantojuvenis Roseana Murray, que recentemente se recuperou de um episódio de violência em Saquarema e está pronta para continuar presenteando os leitores com muitas histórias. “Viver é o milagre que nos guia” é uma das frases escritas pela autora em suas redes sociais.
Mesa Brasil Sesc RJ
No dia 28/07, uma equipe do Mesa Brasil Sesc RJ estará no Parque de Itaipava para arrecadar alimentos. Criado em 2000, o Mesa Brasil Sesc RJ recebe alimentos não-perecíveis e in natura de cerca de 200 parceiros e os reverte a mais de 1.300 instituições do estado, que, por sua vez, atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além de intermediar a doação, o programa orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos. Saiba mais em www.sescrio.org.br/mesa-brasil.
COMENTÁRIOS