Seja bem vindo
Petrópolis,07/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Areal Sedia Encontro Mensal da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Centro-Sul Fluminense

A apresentação destacou os impactos positivos causados na economia


Areal Sedia Encontro Mensal da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Centro-Sul Fluminense Foto: Divulgação
Publicidade

A Rede desempenha um papel vital na implementação bem-sucedida da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), sendo composta por profissionais e líderes dos municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia e Três Rios.

Como cidade anfitriã, Areal deu início ao encontro com uma apresentação do case de sucesso da Cidade da Uva, realizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Bastos, ao lado da assessora administrativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Areal e Secretaria de Articulação e Projetos da Rede, Carla Margaret da Silva. 

Também participaram da apresentação o Agente de Desenvolvimento George Silva, além da Auditora de Controle Interno, Juliana Fontainha.

A apresentação destacou os impactos positivos causados na economia de Areal pelo desenvolvimento acelerado do mercado turístico da cidade, alinhado à criação de uma identidade associada às vinícolas e aos condomínios temáticos como o Borgo del Vino.

Em seguida, o consultor do SEBRAE Marcos Sá, apoiado pelo Gerente Regional Centro-Sul do SEBRAE Jorge Pinho, pautou as ações prioritárias em andamento e a serem seguidas pelos municípios do centro-sul fluminense, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da região de maneira eficaz e integrada.

O encontro foi encerrado com uma visita dos convidados ao Borgo del Vino, um grande destaque na cidade de Areal que representa o desenvolvimento e progresso na região.

Serviço:

A figura do Agente de Desenvolvimento Local (AD) foi criada pela Lei Complementar 128/2008 como parte do aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com essa legislação, o AD tem a importante atribuição de articular ações públicas para promover o desenvolvimento local e territorial.

O que exatamente faz um Agente de Desenvolvimento?

Representante do Poder Público: O AD é um representante do poder público municipal. Sua função é participar do planejamento das políticas de desenvolvimento do município, discutindo e articulando iniciativas relacionadas à melhoria do ambiente de negócios para micro e pequenos empreendimentos.

Coordenação e Continuidade: O papel do agente vai além das atividades previstas na Lei Geral. Espera-se que ele desempenhe um papel importante na coordenação e continuidade das ações para o desenvolvimento sustentável do município. Isso envolve trabalhar em conjunto com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.

Rede de Agentes de Desenvolvimento: Para apoiar essa atuação, foram criadas as Redes de Agentes de Desenvolvimento. Essas redes visam facilitar a interação entre os municípios e entidades de apoio técnico, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local, especialmente para as micro e pequenas empresas. Entidades como o Sebrae, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) estão envolvidas nesse esforço colaborativo.

Além disso, a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), também busca reduzir desigualdades econômicas e sociais, tanto intra quanto inter-regionais, promovendo oportunidades de crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população.

Foto:Divulgação

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.