Abertas as inscrições para Encontro do G20 na Região Serrana
Evento acontece no dia 25 de julho, das 9h às 12h, no Sesc Alpina, em Teresópolis
Estão abertas de forma online as inscrições para o 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional, edição Região Serrana. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 25 de julho, no auditório do Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis, a partir das 9h.
A abertura contará com a presença da Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi; de Paulo Protásio, Diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do RJ e ex-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; e do Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen. Em seguida, acontece um importante painel sobre “Adaptação Climática e Resiliência nas Cidades Inteligentes”. Participarão da discussão Marie Ikemoto, Subsecretária de Estado Mudanças Climáticas e Biodiversidade; Vicente Loureiro, arquiteto e urbanista, Conselheiro da Agetransp e ex-presidente do Rio Metrópole; Jan Lomholdt, Cônsul da Suécia; Leandro Su, da Associação Cultural Chinesa do Estado do RJ; e Rodrigo D'Eça, do Centro Intercultural Nova Jornada.
Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento tem como objetivo fortalecer o debate de políticas públicas para que as cidades possam enfrentar desafios como desastres naturais, mudanças climáticas e crises, ao mesmo tempo que busca utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, promover a sustentabilidade e aumentar a eficiência dos serviços urbanos. A implementação desses conceitos pode trazer benefícios significativos para a região serrana do Rio de Janeiro, contribuindo para enfrentar desafios e promover um desenvolvimento sustentável.
O 1º Encontro do Programa de Engajamento do G20 Regional Comitê G20=edição Região Serrana, será realizado no dia 25 de julho de 2024, das 9h às 12h, no Auditório do Hotel Sesc Alpina - R. Cândido Portinari, 837, Golfe, Teresópolis.
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/g20teresopolis.
G20 Brasil 2024
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Inicialmente, o G20 concentrava-se principalmente em questões macroeconômicas gerais, mas expandiu sua agenda para incluir temas como comércio, desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, meio ambiente, mudanças climáticas e combate à corrupção.
A Cúpula do G20 é a reunião entre os chefes de Estado ou de Governo dos países membros. É composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Os membros do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
COMENTÁRIOS