Seja bem vindo
Petrópolis,03/07/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Plano Real: a solução da hiperinflação completa 30 anos

A solução encontrada pelo governo Itamar Franco para resolver a crise econômica, foi a implementação de uma nova moeda, o Real


Plano Real: a solução da hiperinflação completa 30 anos Foto: Johnnata Joras / GIRO Serra

O Brasil entre as décadas de 1980 e 1990 viveu um período de hiperinflação que chegou a 2.500% ao ano. A solução encontrada pelo governo Itamar Franco para resolver a crise econômica, foi a implementação de uma nova moeda, o Real, que comemora 30 anos nesta segunda-feira (1°). 

Os militares saíram do poder em 1985 e desde então a inflação no país era extremamente alta. Antes da criação do Real tiveram outros planos como Cruzado 1 (fevereiro de 1986), Cruzado (novembro 1986), Bresser (junho de 1987), Verão (janeiro de 1989), Collor 1 (março de 1990) e Collor 2 (janeiro de 1991). 

Em 1992, Itamar Franco assumiu a presidência após Fernando Collor sofrer o impeachment. Ele teria a mesma missão que outros chefes do executivo tiveram, que era buscar uma solução para o caos econômico do Brasil. Com isso, Fernando Henrique Cardoso, ministro das Relações Exteriores na época, assumiu o Ministério da Fazenda e foi uma das principais peças para a implementação do Plano Real. 


Foto: Divulgação / PSDB

De acordo com o Banco Central (BC), no acumulado de 12 meses, entre julho de 1993 e junho de 1994, a inflação chegou a 5.000%. Ainda 1994, o Brasil concluiu a renegociação da dívida externa, que havia se tornado impagável na chamada década perdida de 1980, quando o modelo estatista de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entrou em colapso. 

Antes do lançamento, o plano foi divido em três fases com um grande esforço de ajuste fiscal, com destaque para a criação do Fundo Social de Emergência (FSE), que visava aumentar a arrecadação tributária e flexibilidade da gestão orçamentária em 1994 e 1995. No dia 27 de fevereiro de 1994, Itamar Franco assinou a Medida Provisória 434, que estabeleceu a Unidade Real de Valor (URV), que serviu para realizar a conversão monetária entre Cruzeiro e Real. Ela um índice que procurou refletir a variação do poder aquisitivo da moeda, servindo apenas como unidade de conta e referência de valores. A última fase começou no dia 1° de julho de 1994, quando o Real entrou em circulação. 


O então presidente Itamar Franco entre FHC e Pedro Malan, durante anúncio do Plano Real - Foto: André Brant/CB/D.A Press

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.