Inverno começa nesta quinta-feira com noite mais longa do ano; estação terá temperatura acima do normal em 2024
A mudança de estação é marcada pelo fenômeno chamado solstício, que trará a noite mais longa do ano no Brasil, por conta da menor incidência de luz.

O frio já começou, mas o inverno só tem início nesta quinta-feira (20), às 17h51, no horário de Brasília. A mudança de estação é marcada pelo fenômeno chamado solstício, que trará a noite mais longa do ano no Brasil, por conta da menor incidência de luz.
O La Niña, que é caracterizado pelo resfriamento acima do normal da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, deve se desenvolver em meados de julho e de agosto. Porém, os efeitos do La Niña serão mais notáveis na primavera e no verão de 2024.
Temperatura
O inverno, segundo o Climatempo, terá a temperatura acima da média em praticamente todo o país. As áreas onde a temperatura ficará mais elevada estão entre Rondônia e centro-oeste de São Paulo. De acordo ainda com a empresa de meteorologia, até mesmo na Região Sul, as temperaturas estarão acima da média.
O Climatempo informou que as temperaturas acima do normal possuem grande influência do aquecimento do Oceano Atlântico na costa entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. As médias ficarão elevadas nos três meses de inverno nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e as quedas mais bruscas vão ocorrer no fim da estação, em agosto e setembro, momento que a frequência de passagem de massa de ar frio será maior.
Precipitação
Neste ano, o inverno terá predomínio de um tempo seco, sem chuva, na maior parte do país, mas o Rio Grande do Sul ainda poderá ter eventos de chuva forte. Chuvas intensas podem ocorrer em agosto e em setembro no litoral do Sul e do Sudeste. A precipitação será frequente no litoral entre o Rio Grande do Norte e o sul da Bahia.
Só tem previsão de chover mais do que o normal no leste da Região Sul. Os tons de laranja/marrom no mapa indicam chuva abaixo da média.
COMENTÁRIOS