Caravana da Cidadania atende 100 pessoas em situação de rua em Petrópolis
A ação social teve como objetivo oferecer orientações jurídicas aos populares.

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, junto com a Prefeitura de Petrópolis, promoveu no último sábado (26), a Caravana da Cidadania, que atendeu pouco mais de 100 pessoas em situação da rua. A ação social teve como objetivo oferecer orientações jurídicas aos populares.
O mutirão foi realizado no Centro POP, na Rua Alberto Torres, no Centro de Petrópolis. De acordo com Defensoria, o atendimento começou as 9h, com distribuição de café da manhã aos acolhidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A ação teve apoio do Governo do Estado, do Detran.RJ. e do Cartório do 1° Ofício de Registro Civil.
No balanço geral, 40 pessoas foram atendidas pela Defensoria, em ações do direito de família e eventuais benefícios a que teriam direito como Bolsa Família que ainda não estavam implementados. O Cartório do 1° Ofício conseguiu apoiar 35 necessitados em questões de expedição de segundas-vias de certidões de nascimento. Já o Detran.RJ., atendeu 30 pessoas para expedição de documentos de identidade.
Foto: Divulgação
As Secretárias Municipais de Assistência Social e Saúde também se fizeram presentes com equipes realizando o acolhimento nas áreas de Assistência Social e Saúde Mental.
“Chamou a atenção dos defensores a grande de quantidade de pessoas indocumentadas, ou seja, sem possuírem documentos básicos como certidões de nascimento e documentos de identidade, isso demonstra a condição de vulnerabilidade extrema dessas pessoas, ninguém mora na rua porque quer”, destacou o defensor público da Tutela Coletiva de Petrópolis, Lucas Nunes.
COMENTÁRIOS