Seja bem vindo
Petrópolis,25/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Governo do Estado dá início à formação inédita no país preparando estudantes normalistas para lidarem com o transtorno do espectro autista

Como governador em exercício, o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar lançou o programa em cerimônia que teve a presença do apresentador Carlos Massa, o Ratinho


Governo do Estado dá início à formação inédita no país preparando estudantes normalistas para lidarem com o transtorno do espectro autista Foto: Divulgação/Seeduc-RJ

O auditório da Fundação Getúlio Vargas, na Zona Sul do Rio, estava lotado de pessoas com um só objetivo, a capacitação de mais de 17 mil estudantes do curso de Formação de Professores (Normalistas), a fim de que possam atender alunos com o transtorno do espectro autista (TEA). Por isso, nesta quinta-feira (24/04), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), lançou, com grande sucesso, o programa Educautismo RJ, uma ação inédita no país em prol da inclusão das pessoas com TEA nas salas de aula, marcando um novo capítulo no ensino fluminense.

Reconhecido por incentivar e apoiar a causa, o apresentador de TV, Carlos Massa, o Ratinho, que é avô de uma criança com TEA, marcou presença na ação e destacou o fato de a iniciativa começar no Rio de Janeiro.

— Eu tenho um neto especial e prometi apoiar a causa porque eu sei o quanto é importante. Eu falo em média para 10 milhões de pessoas todos os dias e meu compromisso é divulgar o assunto, seja vindo nos encontros, falando no meu programa ou explicando como funciona o autismo. A comunicação é o maior poder que há. Além disso, fiquei muito feliz em saber que essa ação começa pelo Rio de Janeiro. Ser normalista é gostar de ser professora, é gostar de ensinar, é gostar de pessoas. Tenho certeza de que o Brasil todo vai querer fazer a mesma coisa — afirmou o comunicador.

O Educautismo RJ conta com formações presenciais e on-line, materiais exclusivos e até premiação para os participantes de destaque. Durante seu lançamento, o evento teve transmissão ao vivo e foi aberto com uma belíssima apresentação da aluna e violonista, Ana Cecília Góes, que emocionou o público ao tocar a canção “Perfect” do cantor Ed Sheeran e foi aplaudida de pé, marcando definitivamente as comemorações deste Mês da Conscientização do Autismo.

Entre as autoridades presentes, estava o governador em exercício e presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Rodrigo Bacellar, que fez o lançamento oficial do programa. Em seu discurso, Bacellar anunciou que o programa poderá ser estendido aos 92 municípios fluminenses.

— Hoje, é muito comum encontrar um lar com uma criança com transtorno neurodivergente, e por isso é preciso sentir o próximo. Então, não poderia deixar de homenagear nossos alunos e professores. Afinal, infeliz de nós se não fossem os nossos professores! São eles que nos dão a base, o caráter e a alfabetização e levam o bem às pessoas, incluindo nossos filhos. A questão aqui é cuidar das crianças as quais os pais não têm condições de dar um tratamento e, por isso, vamos trabalhar para levar o Educautismo aos 92 municípios do estado. Esse é o verdadeiro papel dessa turma que em breve estará formada. Como ex-aluno desta rede, estou feliz em ver uma turma como a de vocês. Tenham orgulho da profissão que escolheram — afirmou Rodrigo Bacellar.

O governador em exercício aproveitou para contar que, em breve, será entregue um Centro de Diagnóstico para Neurodivergentes que, ao lado do Educautismo RJ, dará sequência ao tratamento para todos os que precisam dessa atenção.

O Educautismo RJ não é apenas um programa de formação, é um movimento de transformação, fundamental para a importante mudança na vida dos futuros professores. Com ele, os estudantes e jovens docentes vão aprender técnicas, legislações, trato e outras ações que são diretamente ligadas ao direito das pessoas com TEA, como contou Laura Rocha (17 anos), aluna do Ciep 380 - Joracy Camargo, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

— Esse projeto amplia muito a nossa visão para a educação e para o autismo. Ele serve para que possamos aprender, especialmente para o momento em que daremos nossas próprias aulas, ocasião em que vamos ter que saber como lidar e como incluir. Por isso eu acho a iniciativa muito importante — contou a estudante da 3ª série do Ensino Médio do Curso Normal.

A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, explicou que essa ação irá preparar a rede para acolher alunos com TEA e que o Rio de Janeiro é o primeiro estado a adotar esta formação na rede.

— O objetivo é formar professores, desde o início da jornada, com um olhar técnico, acolhedor e verdadeiramente inclusivo. O Educautismo é um programa pioneiro no país que vai capacitar nossos futuros professores para atuarem com sensibilidade e preparo na inclusão de alunos autistas — afirmou a gestora.

Com coordenação e corpo docente capacitado, o Educautismo RJ se destaca ao oferecer uma formação sólida e afetiva, que respeita as singularidades dos estudantes com transtorno do espectro autista e prepara os novos professores para responderem com competência e sensibilidade às necessidades desse público.

Para o superintendente de Educação Especial da Seeduc, Daniel Bove, o programa representa um marco na política educacional do estado. 

— Somos o primeiro estado do Brasil a investir em uma formação técnica para o tratamento e ofertas pedagógicas para o autismo. São mais de 17 mil novos professores em capacitação direta. Esse método, aplicado aos normalistas, fará com que eles terminem a formação já capacitados em TEA, o que também irá auxiliá-los no mercado de trabalho, que é carente desses profissionais. Esta é uma educação para todos e onde todos fazem parte — declarou o educador.

O projeto conta ainda com um site oficial o www.educautismorj.com.br que reúne conteúdos, cronograma e suporte. Com essa atitude a Secretaria de Estado de Educação avança ainda mais no acolhimento e inclusão de alunos com deficiência, garantindo o direito constitucional à educação a todos. Mas o trabalho não para e a Seeduc seguirá investindo e aperfeiçoando as estratégias voltadas à educação especial.

Foto: Divulgação/Seeduc-RJ


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.