Vaticano divulga detalhes e imagens do funeral do Papa Francisco
A cerimônia de despedida terá início nesta quarta-feira (23), quando o corpo será levado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro

O Vaticano divulgou oficialmente os detalhes sobre o funeral do Papa Francisco, falecido na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. O pontífice morreu em sua residência na Casa Santa Marta, no Vaticano.
A cerimônia de despedida terá início nesta quarta-feira (23), quando o corpo será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, às 4h (horário de Brasília), 9h no horário local. O caixão com o corpo de Francisco seguirá em procissão pela Praça Santa Marta e Praça dos Protótomártires Romanos, atravessando o Arco dos Sinos até a entrada principal da basílica, onde ficará exposto para visitação pública por três dias.
Durante esse período, fiéis, autoridades religiosas e líderes mundiais poderão prestar suas últimas homenagens ao primeiro papa latino-americano da história, conhecido por seu pontificado marcado pela humildade, defesa dos mais pobres e compromisso com o meio ambiente e a justiça social.
Após a exposição pública, um pano branco será colocado sobre o rosto do Papa Francisco, simbolizando o fim da vigília pública. Em seguida, será celebrada a Missa Exequial, no sábado (26), às 5h (horário de Brasília), 10h no horário local de Roma. A celebração acontecerá na Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.
A Missa Exequial segue os ritos previstos no livro Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice, que define as cerimônias fúnebres reservadas ao papa. Após a missa, o corpo de Francisco será levado em procissão pelas ruas de Roma até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será sepultado, conforme desejo registrado em seu testamento espiritual. Francisco havia expressado o desejo de repousar próximo ao ícone da Virgem Maria Salus Populi Romani, de grande devoção pessoal.
A morte do pontífice marca o início do período de sede vacante, até que um novo papa seja eleito em conclave, com previsão para ocorrer entre os dias 6 e 11 de maio.
COMENTÁRIOS