Quem vai substituir Papa Francisco? Veja nomes cotados
Com a morte, o Vaticano vai iniciar os preparativos para o conclave e escolher que vai comandar a Igreja Católica.

Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, o papa Francisco, um dos mais simbólicos líderes religiosos. Com a morte, o Vaticano vai iniciar os preparativos para o conclave e escolher que vai comandar a Igreja Católica.
Enquanto a votação não começa, uma espécie de governo temporário é instituído. As decisões urgentes vão ser tomadas pelo Colégio dos Cardeais.
O conclave está programada para acontecer em até 20 dias. Estão aptos para participar 138 cardeais, com menos de 80 anos de idade.
Confira nomes cotados para assumir o papado:
Arcebispo de Marselha Jean-Marc Aveline, francês, 66 anos
Foto: Divulgação / Vaticano
Jean-Marca Aveline possui ideais semelhantes aos de Francisco, principalmente quando se trata de imigração e de relações com o mundo mulçumano. Ele é de natureza simples e descontraída e tem facilidade para fazer piadas.
Cardeal Peter Erdo, húngaro, 72 anos
Foto: Vatican News / Divulgação
Peter Erdo é considerado conservador em teologia e possui discursos que enfatizam as raízes cristãs do continente europeu. Ele é visto como pragmático, mas nunca entrou em conflito com o papa Francisco.
Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, maltês, 68 anos
Foto: Arquidiocese de Braga / Divulgação
Mario Grech é visto como conservador e se tornou porta-voz das reformas de Francisco dentro da Igreja Católica.
Cardeal Juan Jose Omella, arcebispo de Barcelona, espanhol, 79 anos
Foto: Vatican News/Divulgação
Juan Jose Omella é bem-humorado e dedicou sua carreira na Igreja ao cuidado pastoral, apesar do alto cargo na instituição. O cardeal também tem uma visão compassiva e inclusiva ao catolicismo
Cardeal Pietro Parolin, diplomata do Vaticano, italiano, 70 anos
Foto: Vatican News/Divulgação
Este é o favorito dos apostadores. Pietro Parolin foi diplomata da Igreja durante maior parte de sua vida e desde 2013, ano que Francisco foi eleito, serviu como secretário de Estado do papa.
Cardeal Luis Antonio Gokim Tagle, filipino
Foto: Vatican News/Divulgação
Luis Antonio Gokim Tagle é frequentemente chamado de Francisco Asiático em razão ao seu comprometimento com a justiça social, semelhante aos ideais de Francisco. Este seria o primeiro pontífice da Ásia.
Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, ganês, funcionário do Vaticano, 76 anos
Foto: Vatican News/Divulgação
Peter Turkson é nascido em uma pequena cidade africana e alcançou grandes feitos na Igreja Católico. Com isso, ele se tornou um possível candidato a se tornar o primeiro papa da África Subsaariana.
Matteo Maria Zuppi, italiano, arcebispo de Bolonha, 69 anos
Foto: Vatican News/Divulgação
Quando Zuppi foi promovido em 2015 e se tornou arcebispo de Bolonha, a mídia nacional se referiu a ele como o "Bergoglio italiano". O rótulo se dá por conta da afinidade com Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco.
COMENTÁRIOS