Homem é preso em flagrante por ‘gato’ de energia em Petrópolis
O objetivo da ação é combater este tipo de delito

Agentes da 105ª Delegacia de Polícia, localizada no Retiro, em Petrópolis, Região Serrana, prenderam um homem em flagrante, na última quinta-feira (17). De acordo com as informações divulgadas pela polícia, o homem foi acusado de furto de energia elétrica. A ação contou com apoio de técnicos da concessionária de energia elétrica que atende a região. O objetivo da ação é combater este tipo de delito em Petrópolis.
Ainda de acordo com as informações dos agentes, durante as diligências, o homem recebeu voz de prisão por manter em sua residência uma ligação clandestina de energia. Quando as equipes chegaram no imóvel, o proprietário teria tentado desfazer a ligação. Apesar de tentar esconder o "gato", técnicos da concessionária em conjunto com os peritos da Polícia Civil, conseguiram constatar o crime.
Vale ressaltar que fazer “gato” na energia é considerado crime no Brasil. Segundo o Código Penal, o ato é enquadrado como furto, já que envolve o uso de energia elétrica de forma ilegal. A pena pode ser de 1 a 4 anos de reclusão e multa, com valor que varia conforme o caso. Vale destacar ainda que a companhia de energia pode cobrar retroativamente os valores desviados, o que pode gerar uma dívida muito alta.
O ato criminoso também oferece riscos de sobrecarga na rede elétrica, podendo comprometer a qualidade da energia, colocar a vida de pessoas e de animais em risco e possibilitar acidentes fatais.
COMENTÁRIOS