Estudante da rede estadual vai participar de curso de verão nos Estados Unidos
Iniciativa faz parte do programa Global Scholar e visa preparar jovens para enfrentar desafios globais complexos

“A educação transforma vidas. Minha ida para o programa comprova isso, além de evidenciar, claro, que pode nos levar para lugares inimagináveis”. Estas são as palavras de Rafaella dos Santos, de 17 anos, aluna da 3ª série do Ensino Médio do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A estudante viajará em julho para os Estados Unidos, onde participará do curso de verão que acontece na Universidade de Georgetown, em Washinton DC. O período de estudo faz parte do programa Global Scholar, que tem o objetivo de preparar jovens para enfrentar desafios globais complexos, desenvolver soluções inovadoras e iniciar uma carreira de alto impacto.
– Estou muito animada para viver e aprender tudo o que esta experiência me reserva. Além, claro, de poder conhecer os principais pontos turísticos de Washington. Não tenho nenhuma dúvida de que será uma experiência completa – contou Rafaella dos Santos.
De acordo com a estudante, a sua participação no curso se deve muito aos profissionais da escola.
– Eles foram fundamentais para que eu alcançasse este objetivo, tanto no suporte na hora da inscrição quanto na ajuda para que eu conseguisse embarcar para o programa. E, claro, todo o apoio pedagógico ao longo da minha vida escolar – disse ela, acrescentando que a viagem será uma excelente oportunidade para dar os primeiros passos na área de Relações Internacionais, profissão que quer seguir após o Ensino Médio.
A estudante foi selecionada após participar de um processo holístico, avaliando todo o seu perfil. Além disso, foi necessário enviar redações em inglês, dissertando sobre assuntos extracurriculares e explicando por que ela gostaria de participar do programa. Foi preciso também a apresentação de todo o histórico escolar do Ensino Médio.
Saiba mais sobre o Global Scholar
O Global Scholar realiza seminários liderados por especialistas e workshops transformadores para equipar os jovens com o conhecimento, a autoconsciência e as habilidades de liderança necessárias para enfrentar desafios globais, como preservação do meio ambiente, acesso à educação e segurança global.
Durante o período de uma semana de curso, estudantes de vários países irão aprender com especialistas globais, entre eles líderes de pensamento, formuladores de políticas e acadêmicos, incluindo jovens visionários que fazem a diferença no mundo todo. A lista de palestrantes também conta com representantes da Unesco, do Instituto Aspen e do Congresso dos EUA.
– Para nós, é gratificante constatarmos que os nossos estudantes estão dando voos altos em busca de seus sonhos e da construção de seus projetos de vida. A Rafaella é um exemplo disso – disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.
Foto: Sandra Barros / Divulgação Seeduc-RJ
COMENTÁRIOS