CONMEBOL define cabeças de chave da Copa Libertadores 2025
O torneio contará com um sorteio para a definição dos grupos, marcado para o dia 17 de março

A 66ª edição da Copa Libertadores da América teve início no dia 4 de fevereiro de 2025 e tem previsão de término em 29 de novembro de 2025. O torneio contará com um sorteio para a definição dos grupos, marcado para o dia 17 de março de 2025, que ocorrerá na sede da CONMEBOL, localizada em Luque, no Paraguai.
Cabeças de Chave
Com a definição do ranking de clubes da CONMEBOL, que se baseia no desempenho das equipes nas últimas edições da competição, quatro times brasileiros serão cabeças de chave da fase de grupos. São eles: Botafogo, Flamengo, Palmeiras e São Paulo, que estarão no Pote 1, juntamente com clubes como River Plate e Racing Club, da Argentina. Além desses, Internacional e Fortaleza também estarão presentes na competição, com o Internacional no Pote 2 e o Fortaleza no Pote 3, respeitando suas colocações no ranking.
Fase Preliminar: Em Busca de Vagas
Atualmente, tanto o Bahia quanto o Corinthians ainda estão em busca da classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2025, participando da terceira fase preliminar.
Bahia:
O Bahia enfrentou o The Strongest, da Bolívia, na segunda fase preliminar, vencendo com um placar agregado de 4 a 1. Na terceira fase, o Bahia enfrenta o Boston River, do Uruguai, com o primeiro jogo realizado na quinta-feira (6), terminando em 0 a 0. O jogo de volta está programado para o dia 13 de março de 2025.
Corinthians:
O Corinthians enfrentou a Universidad Central, da Venezuela, na segunda fase preliminar, vencendo com um placar agregado de 4 a 3. Na terceira fase, o Corinthians enfrenta o Barcelona de Guayaquil, do Equador, perdendo o primeiro jogo por 3 a 0. O jogo de volta está programado para o dia 12 de março de 2025, no estádio do Corinthians, em São Paulo.
Fase de Grupos: Confrontos de Gigantes
Com 32 equipes na fase de grupos, o sorteio irá distribuir os times em oito grupos compostos por quatro equipes cada. Os clubes serão divididos nos quatro potes conforme o ranking de clubes da CONMEBOL, datado de 16 de dezembro de 2024. Abaixo, a distribuição dos potes:
Pote 1:
Botafogo (Brasil)
River Plate (Argentina)
Palmeiras (Brasil)
Flamengo (Brasil)
Peñarol (Uruguai)
Nacional (Uruguai)
São Paulo (Brasil)
Racing Club (Argentina)
Pote 2:
Olimpia (Paraguai)
Liga de Quito (Equador)
Internacional (Brasil)
Libertad (Paraguai)
Independiente del Valle (Equador)
Colo-Colo (Chile)
Estudiantes de La Plata (Argentina)
Bolívar (Bolívia)
Pote 3:
Atlético Nacional (Colômbia)
Vélez Sarsfield (Argentina)
Fortaleza (Brasil)
Sporting Cristal (Peru)
Universitario (Peru)
Talleres (Argentina)
Deportivo Táchira (Venezuela)
Universidad de Chile (Chile)
Pote 4:
Carabobo (Venezuela)
Atlético Bucaramanga (Colômbia)
San Antonio Bulo Bulo (sem ranking)
Central Córdoba (sem ranking)
Vencedor da chave G1
Vencedor da chave G2
Vencedor da chave G3
Vencedor da chave G4
Regras
Vale lembrar que, durante o sorteio, equipes do mesmo país não poderão ser sorteadas no mesmo grupo, salvo se uma delas vier das fases preliminares. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final, enquanto os terceiros colocados terão a chance de disputar a Copa Sudamericana 2025.
COMENTÁRIOS