Seja bem vindo
Petrópolis,26/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Mais de 100 câmeras com reconhecimento facial são instaladas para segurança do Sambódromo no Rio

Equipamento, que funciona no 4° BPM, reforça o monitoramento 24 horas por dia no perímetro da passarela do samba antes, durante e depois dos desfiles


Mais de 100 câmeras com reconhecimento facial são instaladas para segurança do Sambódromo no Rio Foto: Divulgação / Gov-RJ.

O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (26), um novo Centro de Comando e Controle do 4º BPM (São Cristóvão). Equipado com tecnologia de última geração, o equipamento já começa a operar neste Carnaval, com capacidade para monitorar, 24 horas por dia, toda a área do Sambódromo e adjacências.

Mais de 100 câmeras, muitas dotadas com softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas, estarão instaladas em pontos estratégicos em todo o perímetro das avenidas Presidente Vargas e Marquês do Sapucaí, transmitindo imagens em tempo real aos operadores da unidade da Polícia Militar responsável pelo policiamento da área. Serão também transmitidas as imagens de 700 câmeras corporais de policiais e de helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM).

“O novo Centro de Comando e Controle do 4º BPM demonstra que o investimento em tecnologia na área de segurança pública é um caminho sem volta. O emprego de recursos tecnológicos tem sido fundamental para o êxito do policiamento nos últimos megaeventos na capital do nosso estado. E, neste carnaval, não será diferente”, afirma o governador Cláudio Castro.


Foto: Divulgação / Gov-RJ.

Para o secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, o aparato tecnológico no 4° BPM vai potencializar o videomonitoramento realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), cujos operadores monitoram todo o território estadual, através de mais de 260 mil dispositivos (câmeras e alarmes).

“Vamos ter um olhar específico para toda a área do Sambódromo, da concentração à dispersão. Nos dois pontos de revistas, instalados nas duas entradas do público para assistir aos desfiles das escolas de samba, teremos, por exemplo, câmeras com reconhecimento facial. Todo esse aparato na área do Sambódromo vai facilitar muito a missão dos operadores do CICC que poderão se concentrar em outras áreas de policiamento importantes”, explica o coronel Menezes.

Instalado num espaço de 70 metros quadrados, climatizado e adaptado para receber equipamentos tecnológicos, o novo centro de operações do 4º BPM vai funcionar em três salas contíguas. Numa delas, foram instalados um videowall (de 3,20 metros de comprimento por 1,70 metro de altura) e três servidores de última geração. Numa outra sala, ficará o setor de planejamento da unidade e, numa terceira, o centro de processamento de dados.

Os três servidores vão possibilitar o emprego de seis sistemas distintos: reconhecimento facial, leitura de placas, monitoramento em tempo real, sistema de alerta, câmeras corporais e gerenciamento de celulares funcionais.

Fruto de uma parceria com empresas da região de São Cristóvão, o Centro de Comando e Controle é o quinto do gênero instalado em unidades operacionais de área, que monitoram bairros da Zona Sul, Centro e Zona Norte. Já estão em funcionamento centros de controle no 19° BPM (Copacabana), 22° BPM (Maré), 23° BPM (Leblon) e 41° BPM (Irajá). Em breve, outros dois batalhões serão contemplados: 2° BPM (Botafogo) e 5º BPM (Centro).

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.