Longevidade cerebral: médico dá dicas de como rejuvenescer a idade biológica
Essa cronologia é nada menos que o indicador do estado de saúde de uma pessoa

A progressão da idade cronológica é inevitável e ocorre ano a ano com todas as pessoas desde os seus respectivos nascimentos. No entanto, há uma outra contagem que progride ainda mais rápido, principalmente se não houver os cuidados necessários com a saúde para evitá-la: a idade biológica. Essa cronologia é nada menos que o indicador do estado de saúde de uma pessoa, assumindo a função de medir o envelhecimento de um corpo.
O médico André Guanabara, que atua na área da nutrologia, reforça que não há necessariamente uma relação entre as cronologias e que, mesmo que um paciente tenha uma idade cronológica avançada, se ele investir em bons hábitos de forma frequente, pode alcançar a “longevidade cerebral”, que consiste no rejuvenescimento da idade do corpo.
“Não há uma regra que diz que diz que a idade biológica acompanha a cronológica. Tudo vai passar pelo comportamento e hábitos de cada indivíduo. Enquanto alguns podem ter uma idade cronológica já avançada e uma idade biológica mais jovem, devido a costumes de vida saudáveis, outras podem ter um envelhecimento acelerado em decorrência de condições médicas ou estilo de vida inadequado”, explica André.
O médico também pontua que, diferente da idade cronológica, que só progride, a biológica não apresenta um comportamento linear, podendo aumentar ou diminuir durante a vida da pessoa, além de haver vários fatores para que haja a sua medição.
“Ela é medida pelos biomarcadores, que são vários, como um exame específico, mobilidade, equilíbrio, saúde emocional, cardiovascular, óssea, capacidade visual, auditiva, racional, e muitos outros fatores. Por esse fato, é complexo afirmar com predição a idade biológica de um corpo”, pontua.
André Guanabara ainda dá algumas dicas de como manter o equilíbrio da idade corporal e alcançar a tão almejada longevidade cerebral:
1- Equilibre a sua alimentação
“Uma alimentação inflamatória, rica em radicais livres, com ultra conservantes vai fazer com que o paciente envelheça muito mais rápido que o natural, devido seu índice de radicais livres e inflamações, oriundos de uma alimentação desregrada. Por esse fato, ter um estilo alimentar saudável é de suma importância. A suplementação pode ser uma grande aliada nesse processo, como o ômega 3 e o alfa-lipóico, além do equilíbrio de hormônios, através da progesterona ou testosterona”
2- Tenha uma boa noite de sono
“Um paciente que consegue ter uma boa noite de sono, tem uma facilidade na melhora da parte mitocondrial. Quando você possui um sono de qualidade, isso tudo ajuda na saúde mental, na redução do estresse, na regulação de metabolismo, dentre outros pontos positivos”
3- Mantenha o seu intestino equilibrado
“Muitos não dão a devida importância, mas ter um intestino equilibrado é de grande valia para alcançar a longevidade, tendo em vista que ele age evitando alterações no sistema imunológico, e, consequentemente, prevenindo os riscos de doenças”
4- Pratique atividades físicas
“Praticar atividades físicas é indicado para toda e qualquer prevenção de doenças. O sedentarismo pode trazer consigo uma série de malefícios, chegando até a problemas mais graves como obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto, dentre outros problemas que impulsionam a idade biológica”
COMENTÁRIOS