Seja bem vindo
Petrópolis,25/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Parques estaduais são opções de lazer para o Feriadão do Carnaval no Rio de Janeiro

A entrada é gratuita.


Parques estaduais são opções de lazer para o Feriadão do Carnaval no Rio de Janeiro Foto: Divulgação / Inea

Carnaval também pode combinar com parques estaduais administrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). As unidades de conservação oferecem vários atrativos para quem pretende fazer um programa diferente no feriadão do carnaval, como se refrescar nas cachoeiras, e as caminhadas ecológicas proporcionam onde os visitantes podem apreciar a riqueza da diversidade biológica. A entrada é gratuita.

Para garantir um feriadão com tranquilidade para todos, o Inea realizará, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março, a Operação Carnaval visando o ordenamento da visitação e a segurança ambiental dos parques, uma vez que o movimento turístico aumenta expressivamente durante esse período. A ação contará a participação de guarda-parques e policiais militares.

O trabalho abarca o monitoramento dos atrativos e orientações aos visitantes para um passeio seguro e sustentável.

– Os nossos parques oferecem uma série de atrativos que podem ser desfrutados por visitantes de todas as idades: são trilhas, riachos, cachoeiras, além do belo visual da nossa Mata Atlântica. É importante destacar que, para um passeio seguro, os visitantes devem atentar para as orientações dos guarda-parques – destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Confira o que as unidades de conservação situadas na Região Metropolitana podem oferecer:

Região Metropolitana

PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA

Que tal um banho de cachoeira para refrescar o calor? O visitante pode desfrutar deste lazer no Parque Estadual da Pedra Branca, situado na Zona Oeste, do município do Rio de Janeiro, e que abrange partes de vários bairros da zona oeste, dentre eles: Vargem Grande, Vargem Pequena, Barra da Guaratiba, Campo Grande, Santíssimo, Senador Camará, Padre Miguel, Bangu, Realengo, Sulacap e Taquara. É considerado uma das maiores florestas do mundo em área urbana, com 12.500 hectares de área. A sede da unidade de conservação fica no núcleo Pau da Fome, em Jacarepaguá, e as subsedes estão situadas nos núcleos Camorim, também em Jacarepaguá, e Piraquara, em Realengo.

A unidade de conservação possui quedas d’água onde o banho é permitido como a cachoeira do Mucuíba, que fica em Vargem Grande onde há um posto avançado do parque. A partir do posto avançado, o visitante caminhará um trecho de aproximadamente 500 metros até chegar à cachoeira.

Outra boa pedida é a Cachoeira do Camorim. O acesso a este atrativo se dá por meio da trilha do Açude do Camorim, que começa ao lado do Centro de Visitantes, na subsede do Parque, em Camorim, Jacarepaguá. No entanto, para se chegar a esse local, é preciso enfrentar uma caminhada de aproximadamente duas horas em um percurso de 2,5 quilômetros. Já em Realengo onde o parque possui uma subsede, os visitantes podem desfrutar da cachoeira do Barata, de fácil acesso.

E para quem gosta de praticar caminhadas, a trilha do Rio Grande, localizada na sede do parque no Núcleo Pau da Fome, é uma boa dica: são 800 metros de extensão que podem ser explorados por visitantes de todas as idades. As principais atrações são o aqueduto do século XIX, o recanto da Represa da Figueira e o da Represa da Padaria.

Serviço:

Horário de visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Sede: Estrada do Pau-da-Fome, nº 4.003, Taquara, Jacarepaguá. Telefone: (21) 3347-1786 ou 2332-6608

Como chegar: pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede.

Núcleo Piraquara: Rua do Governo s/nº, Realengo

Telefones: (21) 2333-5251 ou 2333-5252

PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA

Costão de Itacoatiara, Morro Alto Mourão, sítio arqueológico (em Itaipu) e o túnel da antiga Estação Ferroviária de Maricá são alguns dos atrativos que o visitante poderá contemplar ao percorrer as trilhas do Parque Estadual da Serra da Tiririca que abrange partes dos municípios de Niterói e Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Uma boa opção para quem gosta de apreciar a natureza e praticar esporte é a trilha do Alto Mourão. Com nível de dificuldade moderado, o trajeto a ser percorrido é de, aproximadamente, três quilômetros e leva ao ponto mais alto do parque: o Morro do Alto Mourão com cerca de 450 metros de altitude.

E ainda tem a trilha das Andorinhas. O nível de dificuldade é mais leve, o trecho a ser percorrido é de 800 metros, passando por uma comunidade de pescadores tradicionais de Itaipu e por dois mirantes: um voltado para a Praia de Itaipu e o outro, para a Praia de Itacoatiara. Já para quem prefere os esportes radicais, uma boa sugestão é o rapel na Enseada do Bananal, em Itacoatiara, que deve ser agendado previamente.

Para quem gosta de fortes emoções, a dica é praticar rapel na Enseada do Bananal, uma fenda entre duas rochas com quase 35 metros de altura de onde pode-se desfrutar de um visual incrível.

Outro atrativo que o parque é o Caminho de Darwin, assim denominado por ter sido explorado e registrado no diário de bordo pelo naturalista britânico Charles Darwin, em 1832. Com aproximadamente 2,5 km de extensão, o percurso começa no Engenho do Mato, em Niterói, e termina no bairro Itaocaia Valley, no município de Maricá.

Serviço

O parque recebe visitantes de segunda a segunda, das 8h às 18h.

Endereço da sede: Rua Engenheiro Domingos Barbosa, nº 4 – Recanto de Itaipuaçu – Maricá -RJ Tel.: (21) 2638-4411

Núcleo Itacoatiara: Rua das Rosas, nº 24 – Itacoatiara – 24.348-290 – Niterói – RJ Tel.: (21) 2709-9176

PARQUE ESTADUAL DO MENDANHA

O Parque Estadual do Mendanha abrange partes dos municípios do Rio de Janeiro, de Nova Iguaçu e Mesquita, totalizando 4.398, 11 hectares de área protegida.

Atrativos: As Cachoeiras do Mendanha são encontradas ao término de uma trilha de 1,8 km, considerada de nível de dificuldade moderado. Impressionam pelo grande volume de água e a natureza preservada no coração da Zona Oeste do Rio. Localizado no bairro de Campo Grande, é um atrativo natural preservado e rodeado de rica biodiversidade, em meio ao perímetro urbano.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.