Detran.RJ | Pessoas com deficiência são aprovadas no exame de direção do programa Cidadania Sobre Rodas
As provas práticas foram realizadas no Posto Detran.RJ Acessível

O Detran.RJ promoveu, na manhã desta segunda-feira (24), exames práticos de direção para pessoas com deficiência inscritas no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção a quem precisa de carro adaptado. Entre os aprovados está a analista financeira Maria do Carmo Ribeiro, que precisou usar um extensor de pedal, por conta da Síndrome de Escobar, que provoca encurtamento dos tendões. Maria do Carmo enalteceu a dedicação de toda a equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran.RJ.
“Há muito tempo planejava tirar minha CNH. Procurei o Detran e fiquei sabendo que haveria um dia destinado à inscrição no Cidadania Sobre Rodas. Fiz todas as aulas no Posto Detran.RJ Acessível e, finalmente, fui aprovada no exame prático. Agora, meu sonho é comprar um carro e viajar para a Costa Verde. Agradeço de coração a todos os professores e instrutores pelo carinho e empatia. O programa é maravilhoso!”, disse ela.
As provas práticas foram realizadas no Posto Detran.RJ Acessível, na Avenida Francisco Bicalho, no Rio, a única unidade no Brasil totalmente adaptada às especificidades do público PCD. Antes do exame prático, os alunos fizeram 45 horas de aulas teóricas, passaram por uma prova teórica e, por fim, fizeram 20 horas de aulas práticas, ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.RJ, no posto Detran Acessível.
Além de Maria do Carmo, oito alunos fizeram as provas práticas nesta segunda-feira. Apenas um foi reprovado. O aposentado Antônio Vicente, morador de Maricá, disse ter ficado feliz com a oportunidade de fazer o curso de forma gratuita. Devido às sequelas de um acidente de moto, ele usou cadeira de rodas por quatro anos. Depois de muitas sessões de fisioterapia, já anda com muletas há cerca de um ano e meio.
“Nem dormi direito, mas graças a Deus fui aprovado. Agora é comprar um carro para ter mais autonomia para me deslocar. Fazer tudo de forma gratuita facilitou demais. Obrigado a todos pelo acolhimento!”, disse Antônio.
Em breve, Maria do Carmo, Antônio e todos os demais aprovados vão receber, gratuitamente, sua carteira provisória, chamada de Permissão Para Dirigir (PPD), que terá validade de um ano. Se não cometerem infrações nesse período, terão direito à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva.
As inscrições do programa Cidadania Sobre Rodas são realizadas nas quatro edições anuais do Dia D, uma data na qual as pessoas com deficiência têm prioridade em todas as unidades do Detran.RJ. O próximo Dia D será realizado em 7 de abril.
COMENTÁRIOS