PMERJ recebe novos capacetes e coletes balísticos
Resultado de um investimento de R$ 28 milhões, equipamentos de proteção individual ficarão acautelados com os policiais militares.

Em cerimônia realizada na manhã da última terça-feira (18/02), com a presença do governador Cláudio Castro, o secretário de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, apresentou as mais novas aquisições entregues pelo governo do estado à Corporação: 1.700 capacetes e 2.374 coletes balísticos (primeiro lote de um total de 9 mil).
Os novos equipamentos de proteção individual complementam a demanda da tropa e ficarão acautelados com a tropa. Cada policial militar, lotado nas unidades operacionais de todo o estado, passa a contar agora com coletes balísticos para uso individual no trabalho e durante a folga. Os capacetes serão também acautelados com policiais que atuam em missões de maior risco, como GAT (Grupamento de Ações Táticas) PATAMO (Patrulhamento Tático Móvel).
A cerimônia contou com a presença de inúmeras autoridades, entre as quais os secretários de Estado de Segurança Pública, Victor Santos, e de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.
Durante o evento, o governador Cláudio Castro reforçou que a segurança pública é prioridade na agenda de sua gestão, mas ressaltou que, para vencer os desafios, torna-se necessário a participação de outros atores, como, por exemplo, o governo federal.
– Todos os meses, nossas forças de segurança alcançam recordes de prisões de criminosos e apreensões de armas. Mas 90% dos criminosos presos ganham liberdade e voltam a praticar crimes. Falta segurança nas fronteiras para reprimir o tráfico internacional de armas. Nós não vamos descansar. Vamos continuar entregando produção e resultados – disse o governador.
Foto: PMERJ
Em seu discurso, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira disse que os capacetes e coletes balísticos representam mais um importante passo para a ampliação da proteção individual dos policiais militares em missões operacionais. Lembrou que até o mês de maio deste ano serão distribuídos todos os 9 mil coletes. Os capacetes e coletes balísticos representaram um investimento de R$ 28 milhões.
– Esses equipamentos de proteção individual são fundamentais para a redução da dramática e inaceitável estatística de vitimização policial. Nossa missão é árdua, enfrentamos desafios análogos a uma guerra convencional, por isso a importância de estarmos bem protegidos e equipados – disse o coronel Menezes.
Além dos capacetes e coletes balísticos, foram entregues na cerimônia quatro novas viaturas novas apresentando o novo layout da Corporação, fruto de emenda parlamentar da bancada do Rio de Janeiro, por indicação do deputado federal Sargento Portugal.
Durante sua fala, o coronel citou outras aquisições realizadas pelo comando da Corporação:758 novas viaturas semiblindadas, que estarão operando até o final deste primeiro semestre; 2 mil fuzis calibre 5.56; 470 motocicletas; e 500 pistolas eletroincapacitantes.
COMENTÁRIOS