Rio de Janeiro recebe organização internacional que trabalha para aliviar a fome global por meio de melhores práticas agrícolas
Delegação do International Fertilizer Development Center veio conhecer as inovações na agricultura sustentável do estado

O Governo do Rio de Janeiro recebeu, nesta semana, uma delegação do International Fertilizer Development Center (IFDC), organização mundial que atua nas áreas de agricultura sustentável e segurança alimentar para aliviar a fome global. O objetivo da missão foi conhecer o ecossistema fluminense, em especial o potencial em tecnologia e inovação para a produção de fertilizantes. A agenda incluiu visitas técnicas e apresentação do Centro de Excelência em Fertilizantes, desenvolvido pelo governo do estado em parceria com o governo federal.
– A troca de conhecimento e a cooperação com organizações internacionais são importantes para impulsionar o nosso setor agrícola e torná-lo mais eficiente. Temos trabalhado para fortalecer a agricultura sustentável e a segurança alimentar, garantindo um futuro mais próspero para nossa população. A visita da delegação do IFDC reforça o reconhecimento internacional do potencial do nosso estado no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a produção de fertilizantes – comentou o governador Cláudio Castro.
A delegação do IFDC foi liderada pelo vice-presidente da organização, Upendra Singh, e integrada pelos pesquisadores Glauco Teixeira e Luis Prochnow. A programação do grupo incluiu visitas a instituições públicas e privadas no Rio de Janeiro. Na Embrapa Solos – instituição de referência internacional em pesquisas sobre solos tropicais – no Jardim Botânico, por exemplo, a delegação foi apresentada à Rede FertBrasil, projeto de pesquisa vinculado à Embrapa, que reúne diversos atores estratégicos, a nível nacional, para impulsionar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), voltadas ao avanço do conhecimento sobre fertilizantes. O grupo também esteve no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abrigará o Centro de Excelência em Fertilizantes.
– Apresentamos à delegação os principais atores relacionados à temática de fertilizantes no estado, e que farão parte do ecossistema do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), projeto em desenvolvimento pelo governo do estado, em parceria com o governo federal, que promoverá a sinergia entre indústrias, instituições de pesquisa e órgãos governamentais, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para a cadeia de fertilizantes – explica a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.
COMENTÁRIOS