Seja bem vindo
Petrópolis,21/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Divisão de Educação Inclusiva reúne professores das Salas de Recursos Multifuncionais

Encontro teve como objetivo alinhar as atividades do Ano Letivo


Divisão de Educação Inclusiva reúne professores das Salas de Recursos Multifuncionais Foto: Jonathan Martins
Publicidade

A Divisão de Educação Inclusiva promoveu, nesta quarta-feira (19), na Escola Municipal Paulo Freire, a primeira reunião do ano com os professores responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis.  As Salas de Recursos são espaços escolares que oferecem atendimento educacional especializado a alunos público-alvo da Educação Inclusiva, como, por exemplo, crianças com espectro autista, transtorno de desenvolvimento global, questões sensoriais, entre outros diagnósticos.

“O encontro teve o objetivo de alinhar as atividades que acontecerão nas nossas Salas de Recursos e também promover novas reflexões sobre as possibilidades de ação dentro desses espaços, expandindo o pensamento, compreendendo que o trabalho vai além dessas salas. O trabalho em conjunto com os diversos sujeitos da escola, demais professores, orientadores, direção e família é de extrema importância”, enfatizou a responsável pela Divisão de Educação Inclusiva, Adriana Vital, pontuando que, durante o encontro foi apresentada a filosofia de trabalho do grupo que está assumindo a coordenação da Educação Inclusiva no município.

Adriana Vital explicou que nas Salas de Recursos Multifuncionais acontece atendimento das crianças da Educação Inclusiva, em colaboração com os professores da escola, com a equipe diretiva, orientadores pedagógicos e direção, com a família. É um espaço colaborativo, no qual devem ser construídas possibilidades para diminuir barreiras nas salas de aulas que acabam sendo desafios para a aprendizagem acadêmica das crianças atendidas.

“A nossa orientação é que os professores consigam pensar fora da caixa, ou seja, abrir mão do papel, do lápis, da caneta, e pensar possibilidades que possam fazer a criança desenvolver as habilidades dela. Entendendo que é preciso compreender em que grau de desenvolvimento esse aluno está para que as atividades sejam propostas”, comentou Adriana, frisando que os materiais citados podem ser usados, mas também que sejam incentivadas atividades fora da Sala de Recursos. O trabalho pode acontecer em qualquer espaço da escola, respeitando as questões sensoriais, motoras, sociais, emocionais e etc.

Outro assunto abordado na reunião foi a LBI (Lei Brasileira de Inclusão), que aponta para a produção do PEI (Planejamento de Ensino Individualizado) de forma colaborativa nas escolas. “O PEI deve ser elaborado com a colaboração dos professores das Salas de Recursos e dos professores das salas de aulas comuns e também das famílias dos estudantes”, explicou Adriana Vital, reforçando que o PEI traz as estratégias para desenvolver as habilidades dos alunos da Educação Inclusiva dentro da Sala de Recursos e também na sala de aula. Afinal, o objetivo é que a criança seja inserida no ambiente escolar de forma integral e tenha um aprendizado acadêmico, emocional e social.

A equipe da Divisão de Educação Inclusiva é integrada ainda pelas servidoras Bianca Mattos, Márcia Gomes, Simone Nascimento e Araci Cristina. A Rede Municipal de Ensino de Teresópolis conta com 33 professores atuando em 25 Salas de Recursos Multifuncionais.



Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.