Câmara Municipal aprova lei que retoma cobrança de sacolas plásticas em supermercados de Petrópolis
Caso sancionada, a cobrança de sacolas plásticas retornará no município
![Câmara Municipal aprova lei que retoma cobrança de sacolas plásticas em supermercados de Petrópolis](https://www.portalgiro.com/arquivos/noticias/12183/camara-municipal-aprova-lei-que-retoma-cobranca-de-sacolas-plasticas-em-supermercados-de-petropolis.jpg)
No início da noite desta terça-feira (11), a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou o projeto de lei de autoria do vereador Gil Magno (PSB), que revoga a Lei nº 8.218 de 23 de novembro de 2021, que proibia a cobrança de sacolas plásticas em supermercados da Cidade Imperial.
Com isso a cobrança de sacolas plásticas retornará no município. O projeto aprovado nesta terça-feira, ainda obriga os supermercados a afixar placas informativas, com as dimensões de 40 cm x 40 cm, junto aos locais de embalagem de produtos e caixas registradoras, com o seguinte teor: "Poupe recursos naturais! use sacolas reutilizáveis".
Ainda segundo o PL, os estabelecimentos comerciais terão que se adequar às novas normas até o dia 1º maio. O projeto ainda diz que o poder executivo será responsável pela fiscalização da aplicabilidade da Lei.
Entenda o caso
No dia 24 de novembro de 2021, a Prefeitura Municipal de Petrópolis, sob a gestão do atual prefeito Hingo Hammes, sancionou a Lei nº 8.218, de autoria da vereadora Gilda Beatriz (PP) e do ex-vereador Marcelo Lessa (PL), que proibia a cobrança de taxas relacionadas a sacolas plásticas em Petrópolis.
“Recebi com surpresa a informação da revogação da Lei nº 8.218, cujo sancionei enquanto prefeito interino em novembro de 2021. O objetivo na ocasião era justamente fazer com que os petropolitanos não tivessem que pagar pelas sacolas plásticas, o que aumenta o valor final das compras nos estabelecimentos”, declarou o prefeito em contato com a nossa equipe.
Na ocasião, a lei não alterou a obrigatoriedade de que as embalagens, sejam compostas de material proveniente de fontes renováveis e de material reciclado.
Confira a relação de votos dos vereadores:
Votaram sim:
Dudu (União Brasil)
Gil Magno (PSB)
Júlia Casamasso (PSOL)
Coruja (PSD)
Léo França (PSB)
Livia Miranda (PCdoB)
Thiago Leite Guel (PSD)
Wesley Barreto (PRD)
Não votaram:
Marquinhos Almeida (PP)
Junior Paixão (PSDB)
Octávio Sampaio (PL)
Votaram não:
Thiago Damaceno (PSDB)
Henrique Laranja (PP)
Carlos Alberto (MDB)
COMENTÁRIOS