Seja bem vindo
Petrópolis,11/02/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Bloco dos Comerciários desfila em Madureira e protesta contra a escala 6 x 1

O bloco desfila por um dos bairros de comércio mais forte do Rio: a partir das 16h, no dia 01/03, a concentração acontece na Estrada da Portela 165, em Madureira


Bloco dos Comerciários desfila em Madureira e protesta contra a escala 6 x 1 Foto: Reprodução/ Sindicatos dos Comerciários Rio de janeiro
Publicidade

Quem disser que Carnaval não combina com política é carta fora do baralho dos criativos foliões do Bloco dos Comerciários. Este ano, o enredo escolhido é um dos temas mais importantes da pauta das entidades que atuam em defesa dos trabalhadores: remodelar as jornadas de trabalho, tornando menos exaustivas e mais produtivas para os profissionais.

Na letra do samba “Fim da escala 6x1”, os sambistas querem fazer uma irreverente crítica ao “cansaço brabo” vivido por quem dispõe apenas de uma folga semanal e propor uma reação no Carnaval. O bloco desfila por um dos bairros de comércio mais forte do Rio: a partir das 16h, no dia 01/03, a concentração acontece na Estrada da Portela 165, em Madureira.

“A gente quis abordar de uma maneira leve, didática e popular, acessível a todos, as consequências de uma jornada de trabalho exaustiva para o profissional. Isso é ruim para a sociedade como um todo, porque além de aumentar acidentes de trabalho, nos dias de descanso, além de estar com suas famílias, ter vida social, o lazer do trabalhador também aquece a economia”, explica o presidente do bloco Márcio Ayer.

Para o compositor do samba, Haroldo Cesar, o Carnaval do Rio sempre foi uma festa que lançou luz para temas políticos importantes e é uma oportunidade de ouvir a voz de todos de forma mais democrática:

“Tenho certeza que nosso refrão “E banir de vez a escala 6x1” vai pegar entre os trabalhadores. Todo mundo vai cantar a plenos pulmões. Isso seria uma revolução na família dos funcionários que trabalham no comércio. Estar mais perto de quem a gente ama é qualidade de vida, isso faz uma sociedade mais justa e feliz e só traz impactos positivos, na economia, na educação dos filhos, no dia a dia dos moradores do Rio, que terão um dia a mais para ter lazer e não encarar engarrafamentos”, explica.


Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.