Secretaria de Desenvolvimento Social e Liga RJ unem forças em iniciativas de saúde e prevenção à violência contra a mulher
A ação, realizada neste domingo, 9, na Sapucaí, aconteceu durante o ensaio técnico das escolas Arranco do Engenho de Dentro, Acadêmicos de Vigário Geral, União de Maricá e Estácio de Sá
![Secretaria de Desenvolvimento Social e Liga RJ unem forças em iniciativas de saúde e prevenção à violência contra a mulher](https://www.portalgiro.com/arquivos/noticias/12140/secretaria-de-desenvolvimento-social-e-liga-rj-unem-forcas-em-iniciativas-de-saude-e-prevencao-a-violencia-contra-a-mulher.jpg)
A iniciativa deste projeto de conscientização é do Programa Empoderadas, que distribuiu um material informativo sobre enfrentamento à violência contra a mulher no carnaval. Leques e adesivos com orientações para denunciar os crimes pelo 190 e um QR Code para acessar mais informações sobre o Programa foram oferecidos aos foliões.
A programação também contou com uma equipe de beleza, que ofereceu atividades voltadas para a saúde, bem-estar e embelezamento, com serviços de maquiagem de carnaval, design de sobrancelhas, tranças e cortes de cabelo para o público presente na arquibancada.
Além disso, o kit que a LIGA RJ distribui ao longo do evento, que faz parte do projeto "LIGA RJ Sustentável", também contou com material do Empoderadas.
Maria Silva, cuidadora de idosos, conta que ações como essa trazem autoestima para as mulheres: “é importante para que as mulheres se sintam bonitas, bem e confortáveis, com a autoestima lá em cima”.
Com um público estimado de 10 mil pessoas, o Programa distribuiu cerca de dois mil leques e adesivos temáticos. Em duas horas, 27 pessoas foram atendidas no espaço de beleza.
“Estamos trazendo informação para garantir que as nossas mulheres tenham plena consciência que carnaval é um direito de todas, inclusive delas. Um direito de diversão, de brincadeira, e de muito respeito. O Empoderadas segue nessa digna missão de garantir o direito das nossas meninas e mulheres do Estado do Rio de Janeiro. Viva o carnaval carioca!”, acrescentou Erica Paes, criadora do Programa Empoderadas.
Diego Carbonell, diretor de sustentabilidade da Liga RJ, exalta a parceria entre a entidade responsável pela organização e promoção da Série Ouro e o Programa Empoderadas: "No nosso projeto "LIGA RJ Sustentável", a cada domingo escolhemos um tema de cunho socioambiental para destacar, e, nesta edição, o foco foi a saúde e o bem-estar, com uma atenção especial às mulheres. Acreditamos que iniciativas como essa têm um poder transformador, possibilitando o compartilhamento de conhecimento de maneira orgânica, o que se conecta de forma ainda mais fluida com o público do carnaval. O Empoderadas é um projeto de grande relevância, e contar com a sua participação nesta edição foi, sem dúvida, uma experiência incrível para todos os presentes!"
COMENTÁRIOS